Artigos
É preciso estimular as crianças a se tornarem empreendedoras
O primeiro empreendedor surgiu no momento em que um indivíduo da nossa espécie usou a sua criatividade para identificar e resolver problemas através da inovação, e com isso melhorar a sua relação com a natureza e com os pares. A capacidade empreendedora é uma manifestação natural do ser humano e acontece nas artes, nas ciências, nos governos, na política e também nas empresas. Eticamente significa transformar algo com o objetivo de gerar coisas boas para a coletividade.
Empreendedorismo é um valor cultural, uma forma de ser de um determinado grupo social e se propaga por meio do contágio social. Funciona assim: todos os indivíduos da espécie humana nascem com o potencial empreendedor, o qual pode ser inibido ou estimulado tal qual outros potenciais como escrever, ler, calcular.
Leia também: Criatividade e infância
Historicamente, o potencial empreendedor tem sido desenvolvido fora da escola e somente há quatro décadas a academia começou a se interessar pelo tema. Há regiões em que o empreendedor é valorizado positivamente e apoiado pela sociedade. Nessas regiões as famílias estimulam os filhos a empreender.
No entanto há países como o Brasil em que a sociedade, a escola e a família criam obstáculos para se empreender, inibindo a criatividade dos jovens e limitando o desenvolvimento social e o crescimento econômico. A educação no Brasil, da pré-escola à universidade não estimula as crianças a se tornarem empreendedoras e não tem como alvo desenvolver o maior patrimônio das pessoas: paixão, talento e criatividade – única forma de mobilizar a imensa energia que existe em cada ser humano.
Leia também: É possível estimular habilidades da criança desde cedo?
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...
Meninas na ciência: nomes do Brasil que nos enchem de orgulho e que seu filho deveria conhecer hoje
Você sabia que 11 de fevereiro é o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência e que, no Brasil,...
Afogamento seco: o perigo pode aparecer bem depois, quando você acha que seu filho já está salvo
Você sabia que, se a criança sofreu um engasgo na água, alguns sintomas podem surgir horas mais tarde e eles...






