Está na mesa, pessoal! Conheça rotina de 3 canais de culinária mirim

    749
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais

    Por Catarina Ferreira

    Se você perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer, não se assuste se ela responder “youtuber”. Cada vez mais os pequenos estão assistindo a canais e se inscrevendo em seus prediletos. E um filão específico vem crescendo no gosto dos pequenos: o dos vídeos de culinária. As crianças reproduzem as brincadeiras e as receitas em casa com seus pais e utilizam a plataforma de vídeos on-line para aprender.

    Para trazer um pouco do dia a dia e da história dos canais que as crianças mais acompanham, a Canguru conversou com a mãe da Sarinha (uma garotinha que hoje
    acumula mais de 800 mil inscritos e de 130 milhões de visualizações em seu canal), com as amigas Ivana e Sofia, apresentadoras do canal Cenoritas, e com as crianças do Tem Criança na Cozinha, programa do canal televisivo Gloob que é também transmitido pelo YouTube.

    Cenoritas

    cenouritas.JPG (314 KB)
    Foto: Reprodução YouTube 

    Apresentadoras do canal Cenoritas, com mais de 200 mil inscritos, as amigas Ivana Coelho, de 11 anos, e Sofia Bresser, de 14, também compartilham o amor pela culinária e pelos vídeos no YouTube. Elas se conheceram no MasterChef Júnior, exibido pela Band em 2015. “Minha mãe sempre cozinhou muito bem, até hoje ainda cozinha, então desde pequena sempre fui acostumada com esse ambiente. Fui crescendo, comecei a fazer as receitas sozinha e fui gostando cada vez mais”, conta Sofia sobre como se aproximou da gastronomia.

    O mesmo aconteceu com Ivana, que, a partir do que aprendeu em casa, viu intensificar sua proximidade com o universo culinário. Para continuar aprendendo, as amigas apostam em livros e tutoriais em vídeo. As amigas concordam que o Cenoritas deve permanecer no YouTube, mas Sofia não descarta a possibilidade de futuramente trabalhar com TV. Ela explica que gostaria de explorar outros gostos além da gastronomia, como desenho, moda e fotografia.

    Tem Criança na Cozinha 

    Novos apresentadores - Crédito divukgação Gloob.jpg (449 KB)
    Foto: Divulgação

    O Mundo Gloob é um canal no YouTube que reproduz vídeos da programação exibida pelo canal Gloob na televisão. Um de seus maiores sucessos de engajamento
    on-line é o programa Tem Criança na Cozinha (TCNC), segundo Luciane Neno, gerente de marketing e novas mídias do canal. Luciane explica que o programa busca explorar o aumento do interesse das crianças pelo mundo culinário, mas sempre prezando pela diversão, pela inspiração, pela experimentação e pelo brincar. Ainda segundo a perspectiva da gerente, a presença do programa no YouTube aproxima o público do conteúdo que está sendo transmitido. Ela explica que parte das receitas apresentadas no TCNC é sugerida pelo público através da plataforma digital do canal. “Quando uma receita é escolhida e produzida, ela vai para o site com o nome da criança que sugeriu”, conta.

    Tem Criança na Cozinha - JuCoutinho.jpg (386 KB)
    Foto: Ju Coutinho

    Delícias como pão de queijo, esfirras e até escondidinho de frango fazem parte do cardápio de receitas ensinadas por Thiago Araújo, 12 anos, Adriano Silva, 15, e Lara Cariello, 10. Os três já gostavam de cozinhar em casa. Thiago conta que, antes do programa, já ajudava a mãe a fazer muitas receitas e foi nessa época que aprendeu a fazer seu prato predileto: panqueca de carne moída. Questionado sobre se houve alguma receita que não gostou de fazer, Adriano responde: “Eu gostei de todas as receitas e pude provar todas as gostosuras feitas no programa”. Já Lara diz não gostar de bananas, então prefere as receitas que não tenham a fruta, e Thiago conclui: “Algumas eu achei que não ia gostar, mas provei e me surpreendi. Acabei gostando de cuscuz marroquino, por exemplo. Por isso, eu aconselho aos meus amiguinhos que experimentem antes de dizer que não gostam”.

    Cozinhando com Sarinha

    Sarinha 4 - Foto You Tube.PNG (793 KB)
    Foto: Reprodução YouTube

    “O canal começou depois da repercussão de um vídeo caseiro que fizemos, sem qualquer pretensão. Apenas queríamos registrar a nossa pequena, que na época tinha 4 anos”. É o que conta Taís Domingues, mãe de Sarinha, sobre o início do canal que leva o nome da menina. As duas não esperavam que os vídeos tivessem um alcance tão grande, a ponto de se tornarem, hoje, um trabalho fixo para a família. Bolinho de chuva, brigadeiros, cupcakes e biscoitos estão entre as receitas que a pequena, hoje com 7 anos, ensina junto de sua mãe em seus vídeos.

    Atualmente, o canal está mais diversificado, não se restringe à culinária. “Conforme ela foi crescendo, tomou conhecimento da existência de outros canais infantis e foi se identificando e sugerindo mudanças, que ocorrem o tempo todo”, diz a mãe. Sobre a rotina de conciliar as gravações, as tarefas escolares e a diversão, Taís conta que procura fazer com que o dia a dia seja o mais leve possível para a filha: “Ela brinca em frente às câmeras, o trabalho mesmo fica todo com a produção, boa parte comigo e com o pai dela”.

     

    Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui