Artigos
Ereção em meninos: o que dizer quando a pergunta surgir
Muitos pais são pegos de surpresa quando o filho menino, a partir dos 2 ou 3 anos de idade, quer saber por que o pênis dele cresce e fica duro. Tema considerado tabu para muitas famílias, a ereção das crianças é normal na infância e nada tem a ver com desejo sexual, mas sim com estímulos físicos, como o toque ou vontade de fazer xixi. Se a pergunta surgir, é importante tratar o assunto com naturalidade, recomenda a psicóloga Leiliane Rocha, especialista em sexualidade e autora do livro digital Sexualidade Infantil Sem Segredos, em post sobre o assunto em suas redes sociais.
Ela diz que a maioria dos adultos, quando criança, recebeu uma educação sexual repressora, em que pouco se falava sobre esse tema, e por isso hoje muitos pais tendem a reproduzir o mesmo comportamento com os filhos, reprimindo qualquer questionamento sobre ereção infantil, o que é um equívoco. Há, inclusive, situações em que a criança fica incomodada com o crescimento do pênis e pode reclamar de dor. Nesse caso, é importante dar abertura para que fale sobre o incômodo e orientá-la a que vista roupas mais confortáveis. São raros os casos, mas se a ereção é muito longa (por horas) e dolorosa pode ser sinal de uma condição chamada priapismo, causada por distúrbios do sangue ou, em adultos, pelo uso de certos medicamentos. A seguir, saiba mais sobre a ereção dos meninos e veja sugestões do que dizer aos filhos, a depender da idade que eles têm.
LEIA TAMBÉM
10 verdades sobre a ereção em meninos
- A ereção na criança começa no ventre.
- É importante tratar o assunto com naturalidade. A maioria dos adultos se incomoda com a ereção infantil, porque nossa geração recebeu uma educação sexual repressora e inadequada, resultando em uma percepção somente sexualizada e erótica dos órgãos genitais. Assim, facilmente, relacionamos a ereção do pênis com sexo, não importa a idade. Isso é um equívoco.
- Depois dos 2 ou 3 anos de idade, pode ser comum que a criança vá mostrar aos pais a sua ereção. Nesse momento, é importante não reprimir o comportamento, tampouco rir ou ridicularizar o episódio.
- Quando a criança mostra a ereção ou pergunta, ela só quer entender como funciona seu corpo e suas sensações.
- Quando acontecer, jamais reaja negativamente, seja em expressão facial ou tom de voz.
- Não brigue com a criança ou diga que é feio ou sujo ela vir te mostrar a ereção.
- Quando uma criança tem ereção, é simplesmente uma resposta natural do corpo: vontade de fazer xixi, o toque dos pais ou cuidadores na troca das fraldas ou porque a própria criança tocou.
- Não há desejo sexual na criança, como ocorre a partir da adolescência. Se trata de uma resposta a estímulos físicos, assim como a criança sente cócegas quando brincamos tocando a sua barriga.
- Quando os pais conversam com o filho sobre o corpo e suas sensações desde muito cedo, ao chegar à puberdade e à adolescência a conversa se tornará muito mais tranquila e fluida.
- E se seu filho perguntar por que o pênis dele fica duro e cresce, você pode responder assim:
Crianças menores de 4 anos:
Filho, seu pênis fica assim porque mais sangue entra nele, aí ele cresce um pouquinho mais. Depois de um tempinho uma parte do sangue sai do pênis e volta para outras partes do corpo. Isso é sinal que você e seu pênis estão bem.
Crianças maiores de 4 anos:
“Filho, seu pênis fica assim porque mais sangue entra nele, aí ele cresce um pouquinho mais. Isso acontece quando você toca, quando está com vontade de fazer xixi. Depois de uns minutinhos uma parte do sangue sai do pênis e volta pra outras partes do corpo. Aí o seu pênis volta ao tamanho que estava antes. Isso é normal! É sinal que você e seu pênis estão bem e saudáveis. Ah filho, isso acontece com todos os meninos, homens adultos. Vai acontecer com você até você ficar grandão, durante toda sua vida! Pode ficar tranquilo.”
LEIA TAMBÉM
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
8 cuidados com o uso de maquiagem nas crianças no Carnaval
As cores e o brilho fazem parte das fantasias e brincadeiras. No entanto, é importante lembrar que a pele das...
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!






