Engasgo em bebês e crianças: pediatra explica o que fazer para agir com segurança

É importante manter objetos pequenos fora do alcance das crianças, mas caso algum acidente aconteça, saiba como se preparar para agir com segurança e confiança

1959
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

As crianças pequenas têm o hábito de colocar objetos na boca, é a forma como exploram o mundo. O engasgo ocorre quando a criança engole algo grande o suficiente para bloquear suas vias aéreas, ficando difícil ou impossível respirar. Para entender isso, é importante saber que o diâmetro das vias aéreas de uma criança é aproximadamente do mesmo tamanho que o dedo dela. Por isso, é fácil objetos, mesmo os menores, se tornarem extremamente perigosos.

No vídeo abaixo, o Dr. Gabriel Variane mostra o que fazer e como socorrer a criança ou bebê em casos de engasgos.

Os sinais mais comuns de engasgo incluem: tosse ou respiração ruidosa; lábios ou pele azuladas; esforço grande para respirar e eventual perda de consciência. A criança pode também emitir ruídos atípicos ou abrir a boca sem emitir nenhum som, podendo não conseguir chorar ou tossir.

O ideal é garantir que objetos pequenos sejam mantidos fora do alcance de seu filho, mas caso algum acidente aconteça é importante estar preparado para agir com segurança e confiança.

Leia também: Acidentes domésticos: saiba quais são os ambientes da casa mais perigosos

Alguns riscos de asfixia incluem brinquedos, utensílios domésticos e alimentos. Destes, a comida é a causa mais comum de sufocamento. Práticas alimentares seguras, como acompanhar a criança enquanto ela come, por exemplo, não só proporcionam uma oportunidade de ligação, mas também garantem que ela mastigue os alimentos adequadamente.

Engasgo é coisa séria! Previna-se e saiba o que fazer caso aconteça assistindo ao vídeo da Phitters, nossa produtora de cursos online. 

Leia também: Cartilha de primeiros socorros para acidentes domésticos com crianças

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui