O último Encontro Canguru reuniu mães e pais, no último sábado (18), para falar de um assunto muito importante e pertinente na vida da maioria das famílias. A pedagoga Cristina Cançado levou ao Anfiteatro do Pátio Savassi a palestra Como dizer não para seu filho sem se tornar a vilã.
Durante a fala de Cristina, que além de trabalhar como pedagoga, tem o blog Mães que Educam, o público presente foi todo ouvidos aos esclarecimentos dados pela palestrante. Cristina falou sobre todos os fatores que tornam tão difícil a tarefa de dizer não e impor limites.
Segundo ela, o não mexe com o lado afetivo não só da criança como também dos pais que precisam dizê-lo, pois contrariar os pequenos costuma trazer frustrações e deixá-los chateados, o que leva muitos pais a satisfazerem as vontades dos filhos sem pensar nas consequências.
O medo de não estar fazendo a coisa certa, de perder o amor e a admiração da criança também é, de acordo com Cristina, um dos principais fatores que levam pais a não negar. A grande questão levantada pela palestrante é saber dizer o não e fazer com que os pequenos entendam o por que de seus pedidos serem negados, pois não se impõe limites sem explicar para a criança a razão de negar certas coisas. Os dois extremos são perigosos, por isso, é importante avaliar e pensar nas consequências das ações antes de dar aos filhos uma resposta.