Artigos
5 atitudes para se aproximar dos filhos adolescentes
Durante a fase de adolescência dos filhos, muitos pais sentem-se perdidos, sem saber como lidar com as mudanças físicas, psicológicas e sociais que os jovens enfrentam. Mas, ainda que seja um período difícil, é também uma oportunidade única para fortalecer a relação e o vínculo, driblando desafios para permitir momentos felizes e especiais para a família.
Segundo a escritora e educadora Carolina Delboni, especialista em comportamento adolescente, nessa fase, os filhos estão experimentando e descobrindo novas sensações, ideias e relações. Por isso, é importante que mães e pais estejam presentes e disponíveis para orientá-los e ajudá-los a tornarem-se adultos responsáveis e conscientes.
Contudo, isso não significa que deve haver uma relação de autoridade e imposição. Pelo contrário: é preciso ter uma postura de diálogo e respeito mútuo, que permita aos filhos expressarem suas opiniões, parte de sua identidade que está em consolidação, ao mesmo tempo em que os pais possam expor preocupações e valores.
LEIA TAMBÉM:
Equilíbrio é a chave
É fundamental compreender que, durante a adolescência, os filhos precisam de espaço para crescer e se desenvolver, mas sem deixar de lado orientações claras e limites. Em seu livro, “Desafios da Adolescência na Contemporaneidade – Uma conversa entre pais e educadoras”, Delboni explica que os adolescentes sabem argumentar, rebater fala de pai e mãe e dizer o que pensam com veemência, mas ainda possuem poucos recursos internos para lidar com os sentimentos e as emoções. Por isso, além das questões físicas e hormonais, ocorrem as famosas oscilações constantes de humor. “O maior desafio de criar filhos adolescentes não é lidar com todas as queixas que rapidamente sabemos elencar, mas se dispor – se colocar à disposição – de estabelecer uma conversa possível com eles”, pontua a especialista.
Ela sugere cinco atitudes capazes de contribuir para aproximar os filhos adolescentes dos pais sem que se sintam controlados ou confrontados. Confira:
- O que ninguém te conta é que ser mãe e pai de adolescente também pode ser uma oportunidade para aprender e crescer junto com os filhos. Logo, construa nesse aprendizado uma relação baseada no amor, na confiança e no respeito, que será levada para a vida toda;
- É normal que ocorram desentendimentos entre ambos. Para isso não ser recorrente, manter uma comunicação aberta, clara, educada e sincera é a chave para uma relação saudável e duradoura;
- Mantenha o contato com a escola e o ciclo de amizade do seu filho. Aproxime-se dos ambientes que o mesmo frequenta, com a intenção de se inserir no mundo do filho. Isso também fará com que a mãe consiga ajudá-lo caso esteja passando por problemas;
- Por muitas vezes, os filhos adolescentes acham que não podem contar com seus pais. Mostre sempre o seu apoio e esteja disponível para ouvir, sem julgamentos, mas com conselhos;
- Seja também um amigo do seu filho. O trabalho da mãe e do pai é nutrir e cultivar a amizade com o adolescente. Ainda que façam parte de gerações diferentes, nada impede que as duas partes compreendam uma à outra e insiram-se em suas realidades.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...









