Educação permissiva: o perigo de dizer sempre sim 

A pediatra Marcela Noronha explica os efeitos negativos desse estilo parental e sugere a educação autoritativa como a mais eficaz e equilibrada para educar os filhos

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Mãe faz carinho na cabeça do filho
A falta de limites e regras é prejudicial ao desenvolvimento das crianças, afirma a pediatra
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Na busca por proporcionar uma infância feliz e livre de conflitos, muitos pais acabam adotando uma educação permissiva na criação dos filhos. Essa abordagem, caracterizada pela falta de limites e regras, pode parecer benéfica à primeira vista, mas a longo prazo revela-se prejudicial ao desenvolvimento emocional e comportamental das crianças. 

Crianças educadas de forma permissiva frequentemente têm dificuldade em lidar com frustrações e desafios. Sem regras claras e consistentes, elas podem sentir-se inseguras e confusas sobre o que é esperado delas. A ausência de limites faz com que os pequenos não aprendam a importância de respeitar o espaço e os direitos dos outros, resultando em comportamentos egoístas e dificuldades de socialização. 

Além disso, a falta de rotina pode levar a problemas de comportamento e saúde. Crianças precisam de uma estrutura diária que inclua horários definidos para comer, dormir e brincar. Essa rotina proporciona segurança e ajuda no desenvolvimento de habilidades como a autodisciplina e a responsabilidade. 

Por outro lado, o autoritarismo, caracterizado por uma disciplina rígida e punitiva, não é a solução ideal. Esse estilo de educação pode gerar medo e ressentimento nas crianças, dificultando a construção de um vínculo saudável entre pais e filhos. Crianças criadas de forma autoritária tendem a desenvolver baixa autoestima e problemas de ansiedade, além de apresentarem maior propensão a comportamentos rebeldes. 

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A melhor abordagem: educação autoritativa 

Entre os extremos da permissividade e do autoritarismo, encontramos a educação autoritativa, que se mostra a mais eficaz e equilibrada. Pais autoritativos estabelecem regras claras e consistentes, mas também são receptivos e sensíveis às necessidades e emoções dos filhos. Eles explicam o motivo das regras e incentivam a independência, promovendo um ambiente de respeito mútuo. 

Na educação autoritativa, dizer “não” não é visto como um ato de desamor, mas como uma ferramenta essencial para o desenvolvimento saudável. Crianças precisam aprender a lidar com frustrações e entender que nem sempre terão tudo o que desejam. Esse aprendizado é fundamental para que se tornem adultos resilientes, capazes de enfrentar desafios e superar obstáculos. 

Permitir que a criança se frustre é parte crucial do processo educativo. A frustração ensina a paciência, a perseverança e a capacidade de buscar soluções para os problemas. Quando os pais sempre cedem às vontades dos filhos para evitar conflitos, estão privando-os de oportunidades valiosas de crescimento emocional. 

Respeitar a criança não significa permitir que ela faça tudo o que deseja. Pelo contrário, envolve estabelecer limites claros, explicá-los de maneira compreensível e ajudar a criança a desenvolver habilidades sociais e emocionais. Esse equilíbrio entre afeto e disciplina é o que define uma educação autoritativa. 

Uma educação permissiva pode parecer benéfica a curto prazo, mas os efeitos negativos sobre o desenvolvimento das crianças são significativos. Da mesma forma, o autoritarismo não promove um ambiente saudável para o crescimento emocional. A abordagem autoritativa, que combina regras claras com compreensão e respeito, é a melhor maneira de garantir que as crianças se desenvolvam de forma equilibrada e segura. Estabelecer limites, proporcionar rotina e permitir que as crianças experimentem frustrações são passos fundamentais para formar indivíduos responsáveis, resilientes e emocionalmente saudáveis. 

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Marcela Ferreira Noronha
Pediatra, educadora parental e nefrologista infantil. Mãe do Lucas e da Isabela. Formada em medicina pela Universidade São Francisco (SP) em 2006, com residência em pediatria pelo Hospital Menino Jesus de São Paulo, e especialização em nefrologia infantil pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Educadora Parental certificada pela Positive Discipline Association. Fez pediatria por vocação e tem como missão de vida tornar crianças e adultos felizes, respeitosos, com inteligência emocional, senso comunitário, física e emocionalmente saudáveis.

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