Você já perguntou à escola dos seus filhos por que lá não ensinam empreendedorismo?

Para o escritor e criador da pedagogia empreendedora, Fernando Dolabela, instituições de ensino e famílias devem estimular a capacidade empreendedora das crianças

384
Menino de óculos, camisa e gravata faz sinal de joinha com a mão
Para Dolabela, a capacidade empreendedora está presente em todo ser humano, inclusive, nas crianças
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Se a pergunta surpreender, explique que não há economia sustentável sem empreendedorismo. Os pais têm motivos de sobra para se interessar pela educação empreendedora. Além da preocupação com o futuro dos filhos, estão apreensivos com o seu próprio presente, em que os valores no trabalho sofrem grave turbulência.

O mundo descobriu a educação empreendedora há quatro décadas. É pouco tempo se comparado com os séculos da educação convencional. Mas já é suficiente para se descobrir que os métodos são diferentes. Duas simples metáforas ajudam a explicar como a capacidade empreendedora está presente em todo ser humano – nascemos com ela -, não é necessário introduzir um novo conhecimento, ensinar alguma coisa, mas somente tornar dinâmico um atributo já existente.

O verbo da língua inglesa, develop, além da acepção desenvolver, também descreve o processo da revelação de uma foto através do qual algo que já existia se torna visível. Assim, desenvolver a capacidade empreendedora de uma pessoa significa tornar ativo um potencial existente.

A segunda metáfora diz respeito às diferenças entre a educação empreendedora para crianças e adultos. Se imaginarmos uma garrafa, a educação para adultos teria o objetivo de destampá-la para libertar o empreendedor que existe em cada um de nós. Por outro lado, o alvo da educação empreendedora para crianças é impedir que se tampe a garrafa e dessa forma se obstrua o desenvolvimento da capacidade empreendedora. Isso é justamente o que famílias e escolas costumam fazer.


LEIA TAMBÉM:


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui