Artigos
Cabe à escola e aos pais ajudar a criança a descobrir os seus talentos
Sob a ótica do Brasil oficial, o brasileiro nasce aos 18 anos, na classe média. Para ele são dirigidos programas e políticas. Nada de errado se crianças não ficassem de fora, talvez por serem consideradas seres incompletos, cuja potencialidade se confirmará somente em eleições seguintes. Os pais que se preocupam em desenvolver o potencial empreendedor dos filhos buscam duas respostas: em que idade começar e como fazer isso? A educação empreendedora tem a função de tornar utilizável um potencial presente em todos nós. Mais do que ensinar, significa libertar algo aprisionado pela escola e pela família. Entre abrir uma empresa e conseguir um emprego, vence a segunda opção.
LEIA TAMBÉM: 3 livros infantis digitais com histórias de mulheres empreendedoras
A principal tarefa da educação na escola e na família deveria ser ajudar a criança a descobrir e desenvolver os seus talentos. E prepará-la para formular os seus sonhos e correr atrás deles. É fundamental respeitar o seu mundo de inconformismo e criatividade, do não saber o que não pode, dos sonhos capazes de dar sentido à vida.Todas as opções de inserção no trabalho são decorrência dessa descoberta. Esse é o objetivo central da educação empreendedora. Não estou falando em ensinar a abrir empresas.
Empreendedorismo é mais do isso, é um estilo de vida, uma forma de ser, que trata da capacidade de oferecer valores novos e positivos, sejam materiais ou imateriais. Para a pergunta, onde preparar o seu filho para ser empreendedor, a resposta é simples: em casa. Mesmo porque não é fácil encontrar uma escola que ofereça o tema. Esse é o meu trabalho mais fascinante, disseminar a educação empreendedora desde a pré-escola, no ensino fundamental e médio. Já andamos muito. A minha metodologia, Pedagogia Empreendedora, já foi aplicada em 127 cidades de todo o país, nas escolas das redes publicas municipais. São cidades pequenas e também grandes, como Sorocaba, São José dos Campos e Londrina. Os números são expressivos: cerca de 2 mil escolas, 10 mil
professores, 200 mil alunos – mas é apenas um começo.
LEIA TAMBÉM: “Empreender é acreditar que é possível realizar o seu sonho”, diz Dolabela
[mc4wp_form id=”26137″]
Fernando Dolabela
Escritor, consultor, palestrante, conferencista internacional. Criador da Pedagogia Empreendedora, aplicada em 2.000 escolas da Educação Básica e em uso pela ONU em países africanos. Já escreveu 15 livros, entre eles, o best-seller “O segredo de Luísa”. Colunista da rádio BandNews – MG, membro fundador do World Entrepreneurship Fórum, criado na França, e da “Red EmprendeSur, Emprendedorismo y Innovación en America Latina”.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Quer engravidar? Então, corra!
Não, a gente não quer te pressionar nem apressar uma decisão tão séria. Mas correr (ou praticar outras atividades físicas)...
Pais estão pagando os filhos para ler e se exercitar. Boa ideia ou tiro no pé?
Bastam rápidas interações em grupos de pais, seja nas redes sociais ou fora delas, para se deparar com uma tendência...
10 coisas que os pais precisam saber sobre puberdade precoce
Entenda o que é, quais os riscos e aprenda quais são os sinais que merecem atenção
Acidentes com lagartas em crianças: o “bichinho fofo” que pode ser um perigo
No calor, parques, praças, quintais e trilhas viram um convite irresistível para as crianças. É uma delícia – e até...






