Os três pilares da educação criativa

1491
educação criativa
Foto: Pixabay
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Há quase duas décadas eu venho observando a manifestação e o desenvolvimento da criatividade em crianças pequenas. Comecei cedo, em projetos sociais e trabalhos voluntários, a princípio por uma questão de paixão (ou motivação intrínseca): eu já adorava estar entre crianças e me conectar com as artes. Por isso, graduei-me em arte-educação e mais tarde em psicologia, especializando-me em seguida em arteterapia.

Ao longo destes 20 anos de muita prática e muito estudo, eu desenvolvi uma teoria que destaca os três principais aspectos que precisamos nos atentar para mantermos a criatividade infantil suficientemente acesa na vida adulta. Amor, Limites e Liberdade Criativa compõem o que eu chamei de Tríade da Educação Criativa.

O pilar Amor refere-se à percepção da criança de que ela é aceita, amada e pertencente para além de padrões comportamentais ou qualquer tipo de expectativa de seus pais. Refere-se ao desenvolvimento de uma auto-estima relevante, forte e positiva, o que, para a criatividade, representa a coragem em manifestar-se criativamente.

O pilar Limite consiste na necessidade da criança reconhecer o seu lugar e o lugar do outro. É o contorno de si mesma o que configura as noções de direitos, deveres e responsabilidade, além da compreensão de sua própria individualidade. Para a criatividade, os limites fortalecem a flexibilidade cognitiva, que é uma habilidade imprescindível para o pensamento crítico e criativo.

O pilar Liberdade Criativa reitera a necessidade das crianças usufruírem de espaços de permissão: momentos, ocasiões ou circunstâncias em que ela pode apresentar suas vontades e realizar seus desejos da forma mais natural e autêntica possível. Aqui, reforço a importância da criança ser ouvida e validada em sua espontaneidade.

Ao longo da minha atuação profissional como psicóloga e educadora, percebo claramente o quanto o equilíbrio destes três fatores ajudam a criança a ser emocionalmente saudável e criativa. Por isso, apresentarei nos meus próximos textos aqui para a Canguru News uma série de dicas práticas e aprofundamentos teóricos mais específicos sobre cada pilar.Se você já está curioso para entender mais sobre eles, pode dar uma olhada no meu livro e também acompanhar meus conteúdos pelo instagram @biancasollero.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui