Artigos
Edu, novo amigo da Turma da Mônica, mostra desafios de ter uma doença rara
A Turma da Mônica ganhou um novo amigo: Edu é um menino de 9 anos que tem Distrofia Muscular de Duchenne (DMD), uma doença rara. O personagem foi acolhido de forma carinhosa pela famosa turma do bairro Limoeiro e já protagoniza sua quarta revistinha, que será apresentada por Mauricio de Sousa em live na quinta-feira (10), às 15h, durante a 1ª Bienal Virtual do Livro de São Paulo. O maior evento literário da América Latina este ano ocorre de forma virtual e gratuita, entre os dias 7 e 13 de dezembro.
Além de Edu, seu primo Leonardo também convive com a distrofia e precisa de cadeira de rodas para se locomover. A história dessa quarta edição se passa durante uma divertida festa do pijama, com pitadas de terror. A ideia como Mônica, Cebolinha, Cascão e seus amigos se esforçam para integrar os novos amigos na turma e entender um pouco mais sobre suas rotinas, que exigem alongamentos diários, exercícios respiratórios e até mesmo o uso de órteses – botas que mantém as pernas alinhadas – na hora de dormir.
LEIA TAMBÉM: Turma da Mônica orienta familiares de pessoas com síndrome de Down
A criação dos personagens faz parte do projeto “Cada Passo Importa”, que tem como objetivo mostrar os desafios enfrentados pelas crianças com DMD. O projeto também reforça a importância da inclusão, conscientizando as pessoas sobre essa doença rara que não tem cura e afeta um a cada 5.000 bebês recém-nascidos do sexo masculino. A Distrofia Muscular de Duchenne surge por incapacidade do organismo em produzir a distrofina, uma proteína fundamental para o funcionamento do músculo.
“Graças ao talento e a sensibilidade do Mauricio de Sousa e sua equipe, podemos fazer a diferença na vida de crianças e famílias com a Distrofia Muscular de Duchenne, provando que qualquer assunto ou história pode ser contada e levada adiante através dos quadrinhos”, pontua Fábio Ivankovich, diretor-geral da Sarepta, empresa idealizadora do projeto, líder em medicamentos genéticos para doenças neuromusculares raras.
LEIA TAMBÉM: Turma da Mônica e UNICEF orientam comunidades sobre coronavírus
[mc4wp_form id=”26137″]
Norah Lapertosa
Jornalista com experiência em TV e mídias sociais. Atua como repórter no Grupo Bandeirantes de Comunicação. É apaixonada por crianças e pelo universo infantil, além de ser tia do casal de sobrinhos Pedro e Maria.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
5 livros que fizeram meu filho enxergar, se orgulhar e entender de onde veio
Quando comecei a prestar atenção nos livros que chegavam aqui em casa, percebi uma coisa simples e muito poderosa: as...
10 filmes de Natal para assistir em família
Uma das melhores partes dessa época do ano é se aconchegar no sofá, preparar a pipoca e curtir produções leves,...
Menina viraliza ao reclamar da “filha” boneca: “Não paro um minuto com essa menina”
A pequena Malu, 3 anos, desabafou com a mãe e o vídeo fez sucesso na internet. Quem é que não...
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...






