Artigos
Dois livros sobre humor e imaginação em quadrinhos
Há alguns anos escrevo sobre literatura infantil aqui na Canguru News e me dei conta de que nunca tinha falado sobre quadrinhos. Como sempre fui admirador das HQs – especialmente das bem-humoradas como Asterix, Mafalda, Calvin, Peanuts, Pererê e várias da turma da Mônica – resolvi este mês destacar dois livros muito criativos e provocadores, que têm tudo para encantar e divertir a meninada.
O primeiro deles, DESORDEM NO PARAÍSO, acabou de chegar ao Brasil, embora tenha sido publicado originalmente na Bélgica em 1989. Escrito e ilustrado por Gabrielle Vincent – autora também da famosa série Ernesto e Celestina – o livro conta as desventuras de Serafim, um anjo entediado e irrequieto – quase falei encapetado – que decide fugir do céu, para aflição de todos os seus guardiões e mestres celestiais. Com sua rebeldia e seu espírito curioso e criativo, o garoto questiona padrões e certezas de todos ao seu redor, e cria um rebuliço – também na cabeça do leitor. Edição caprichadíssima, em mais de 100 páginas e capa dura.
Já BEAR, da quadrinista Bianca Pinheiro, é uma HQ brasileira que fez o caminho contrário ao de Vincent, sendo traduzida para vários países estrangeiros desde seu primeiro volume lançado em 2014. Nas páginas do livro (assim como em sua versão
online), acompanhamos a jornada da menina Raven em busca de seus pais, acompanhada pelo urso Dimas. A relação dos dois personagens é repleta de humor, provocações mútuas e muito afeto, lembrando às vezes a amizade de Calvin com seu tigre Haroldo. Com muitas pitadas de metalinguagem e referências variadas que vão da cultura pop à erudita, e um envolvente jogo de cores, Bear tem tudo para cativar leitores de zero a sempre, como gosto de dizer.
Ficha Técnica:
DESORDEM NO PARAÍSO. Roteiro e imagens de Gabrielle Vincent, com tradução de Ana Carolina Oliveira. Editora Dimensão, 2022.
BEAR. Roteiro e imagens de Bianca Pinheiro. Volumes 1 a 3, Editora Nemo, 2014 a 2016.
Sobre as autoras:
GABRIELLE VINCENT, pseudônimo de Monique Martin (1928-2000), pintora, escritora e quadrinista belga.
BIANCA PINHEIRO, carioca radicada no Paraná, é quadrinista e ilustradora.
LEIA TAMBÉM:
Leo Cunha
O escritor Leo Cunha publicou mais de 70 livros, como "Um dia, um rio" (Ed. Pulo do Gato), "O que é preciso pra ser rei?" (Ed. Pequena Zahar), “Infinitos” (Ed. Melhoramentos) e "A grande convenção dos sapos" (Ed. Globo). Sua obra recebeu os principais prêmios da literatura infantil brasileira, como Jabuti, Nestlé, FNLIJ, Biblioteca Nacional e João-de-Barro. É também jornalista, tradutor e professor universitário.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Menina viraliza ao reclamar da “filha” boneca: “Não paro um minuto com essa menina”
A pequena Malu, 3 anos, desabafou com a mãe e o vídeo fez sucesso na internet. Quem é que não...
Apenas 1 em cada 20 crianças e adolescentes cumprem estas três recomendações fundamentais para o desenvolvimento
Metanálise global com mais de 387 mil jovens revela que a maioria não segue orientações consideradas essenciais para obter melhores...
Você sabe o que são os 9 minutos “mágicos”?
Teoria baseada em estudos de neurociência viralizou na internet. Para especialista, faz sentido e funciona, mas está longe de ser...
Seu jeito influencia o jeito que seu filho aprende
Sempre imaginei que incentivo, afeto e boas oportunidades fossem o trio principal. Mas, lendo um estudo publicado no Journal of...






