Você já experimentou pedir a ajuda dos seus filhos para colocar as roupas na máquina de lavar? E os talheres do almoço na mesa? Conseguir a cooperação dos pequenos nem sempre é fácil, mas isso não quer dizer que essa seja uma missão impossível. Pelo contrário, no geral, as crianças gostam de ajudar, mas é preciso aprender a como pedir essa ajuda, diz a trainer em disciplina positiva, Bete P. Rodrigues.
“Ter crianças participativas na rotina de casa é tudo que os pais desejam, porém, a forma mais eficaz para conseguir essa cooperação não é mandar, fazer chantagens, gritar ou apelar para uma manipulação emocional. Isso só traz tensão, resistência, culpa ou outros sentimentos desconfortáveis nesses momentos”, explica.
Em vez disso, Bete sugere estimular, encorajar e incentivar, tentando ao máximo conectar-se com a criança. Para tanto, o ambiente precisa ser de harmonia, compreensão e apoio. “As crianças quase sempre querem ajudar a cooperar, mas muitas vezes nós, adultos, não deixamos porque fazemos ‘mais rápido e melhor’. E isso faz com que elas desanimem”, comenta.
A especialista lembra que cooperar significa fazer junto. Então, para estimular e encorajar a criança a cooperar, ela propõe fazer as famosas “perguntas curiosas” da Disciplina Positiva. São perguntas abertas e verdadeiras para ouvir o que a criança tem a dizer.
LEIA TAMBÉM:
Sugestões para conseguir a cooperação das crianças
Em vez de dizer: “Filho, você tem que arrumar a cama – deixar ela bagunçada é feio e deixa a mamãe triste”, os pais podem tentar a cooperação por meio de perguntas como estas:
“Como a gente pode resolver isso?”
“Como você pode me ajudar?”
“Como você pode colaborar comigo?”
“Como podemos fazer isso juntos?”
Ainda assim, se os adultos não quiserem perguntar e sim pedir ajuda, devem fazer isso com firmeza e gentileza. Não precisa ser aos gritos e nem parecer que você está implorando para que seu filho faça o que você está pedindo. “As crianças costumam ficar empolgadas para participar e aprender coisas novas porque gostam de se sentir úteis”, conclui a trainer em disciplina positiva.