Artigos
Disciplina Positiva: ‘perguntas curiosas’ para conseguir a cooperação das crianças
Você já experimentou pedir a ajuda dos seus filhos para colocar as roupas na máquina de lavar? E os talheres do almoço na mesa? Conseguir a cooperação dos pequenos nem sempre é fácil, mas isso não quer dizer que essa seja uma missão impossível. Pelo contrário, no geral, as crianças gostam de ajudar, mas é preciso aprender a como pedir essa ajuda, diz a trainer em disciplina positiva, Bete P. Rodrigues.
“Ter crianças participativas na rotina de casa é tudo que os pais desejam, porém, a forma mais eficaz para conseguir essa cooperação não é mandar, fazer chantagens, gritar ou apelar para uma manipulação emocional. Isso só traz tensão, resistência, culpa ou outros sentimentos desconfortáveis nesses momentos”, explica.
Em vez disso, Bete sugere estimular, encorajar e incentivar, tentando ao máximo conectar-se com a criança. Para tanto, o ambiente precisa ser de harmonia, compreensão e apoio. “As crianças quase sempre querem ajudar a cooperar, mas muitas vezes nós, adultos, não deixamos porque fazemos ‘mais rápido e melhor’. E isso faz com que elas desanimem”, comenta.
A especialista lembra que cooperar significa fazer junto. Então, para estimular e encorajar a criança a cooperar, ela propõe fazer as famosas “perguntas curiosas” da Disciplina Positiva. São perguntas abertas e verdadeiras para ouvir o que a criança tem a dizer.
LEIA TAMBÉM:
Sugestões para conseguir a cooperação das crianças
Em vez de dizer: “Filho, você tem que arrumar a cama – deixar ela bagunçada é feio e deixa a mamãe triste”, os pais podem tentar a cooperação por meio de perguntas como estas:
“Como a gente pode resolver isso?”
“Como você pode me ajudar?”
“Como você pode colaborar comigo?”
“Como podemos fazer isso juntos?”
Ainda assim, se os adultos não quiserem perguntar e sim pedir ajuda, devem fazer isso com firmeza e gentileza. Não precisa ser aos gritos e nem parecer que você está implorando para que seu filho faça o que você está pedindo. “As crianças costumam ficar empolgadas para participar e aprender coisas novas porque gostam de se sentir úteis”, conclui a trainer em disciplina positiva.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...






