Luana Piovani: recalcada? Mal amada? É isso que a gente tem visto outras mulheres dizendo. Será?
Luana menciona em vídeo um aplicativo de controle de pais, o Qustodio, app que eu já indiquei aqui algumas vezes. Colocar controle de pais em celulares, computadores e tablets que os filhos usam não é mandar na casa do outro, é controlar o que os filhos, crianças, estão acessando na Internet. Controlar o que eles podem e o que não podem assistir.
Ela também diz que o Dom, seu filho de 10 anos, assiste filme adulto desde os 4. Outra coisa que eu martelo sempre aqui, filmes não têm classificação indicativa por acaso, a classificação existe para que nós pais saibamos o que é adequado e o que não é.
LEIA TAMBÉM:
Em outro vídeo a atriz contou que Pedro Scooby decidiu diminuir o valor da pensão para um valor que ele acha adequado e que não era o combinado entre as partes. Coisa que eu canso de ver ex maridos de amigas minhas fazerem. É como se, deixando de ser marido da mãe dos filhos, eles pudessem deixar de assumir a responsabilidade financeira para com eles. Não podem! Mesmo que a mãe consiga arcar com todas as despesas sozinha como é o caso de Luana Piovani, o pai tem obrigação de assumir a sua parte.
Vocês vão dizer:
– Ah, ela quer aparecer!
– Ah, mas a mulher dele acabou de ter um bebê e é a menina esta internada, a Luana não teve empatia.
Amores, o Alecrim Dourado resolveu fazer isso tudo agora, com a mulher parindo, com a bebê com problemas de saúde. Ele faz, Luana se defende. Estamos muito acostumadas a botar panos quentes nos absurdos que os homens fazem. Nós acostumamos com migalhas. Nós acostumamos a ficar caladas.
Luana aponta nesses vídeos a irresponsabilidade do pai dos três filhos dela em gerenciar o que os filhos estão acessando e a dificuldade de comunicação com ele. Essa queixa não é só da Luana, é a queixa de milhares de mães que dividem os cuidados com os filhos, sejam casadas ou não com os pais das crianças. Eles sempre acham que as mães estão fazendo tempestade em copo d’água quando nós queremos apenas proteger nossos filhos de perigos que muitos insistem em fingir que não existem. Quando ela tenta conversar ele encerra a conversa dizendo que ela quer mandar na casa dele. O silenciamento que a gente se acostumou a ver e até a achar correto. Isso tem nome: misoginia.
“Misoginia é a repulsa, desprezo ou ódio contra as mulheres. Esta forma de aversão à mulher é centrada em uma visão sexista, que coloca a mulher em uma relação de subalternidade em relação ao homem.” – fonte: Significados.com.br
Toda vez que Luana, como tantas outras mães faz uma queixa, ela é deslegitimada via agressão, então ela vem à público, como já havia feito outras vezes, então ele cede porque não quer perder a imagem de cara bacana. Então a galera cai em cima da Luana, e de toda mãe que reclama: recalcada, mal amada, descompensada, louca.
Negligência masculina normalizada, enquanto a mãe é super responsabilizada e também silenciada. Mulher não pode apontar a falha de um homem que ela é tratada como louca. Sabe aquela sobrecarga materna que acaba conosco? Pois é.
Outra coisa que dizem é que ela não deveria falar disso nas suas redes porque está expondo os filhos. Não, ela não está expondo os filhos, ela não está contando nada sobre a vida dos filhos, o que eles fazem, o que comem, o que aprontam. Ela está expondo a situação na qual o pai dos filhos dela a coloca. Expondo irresponsabilidade paterna.
Demonizam Luana Piovani para preservar a imagem de pais que não cumprem o papel de cuidadores. Digo pais no plural porque quando ela expõe o ex marido ela está expondo todos os pais de selfie (aqueles que são ótimos com os filhos nas fotos das midias sociais). Pais que deveriam zelar pelo bem estar físico e psicológico dos filhos e não o fazem. E pior, que acham que é frescura de mãe. Mais fácil dizer que a mãe é louca do que pensar no que ela está dizendo e fazer um esforço para cumprir o papel de pai.
Quando uma mãe rompe com as referências misóginas da realidade, ela é tachada de louca, mas ela está fazendo um grande serviço a todas as mulheres, pois está nos desvencilhando dessas referências machistas. E essas referências são tão fortes que tendemos a achar que ela está errada em apontar os erros do pai dos filhos dela em público quando ele não quer dialogar.
*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
Obrigada!
Deixo meus cumprimentos e admiração aos textos, simplesmente maravilhosos e esclarecedores!