Série mostra desenvolvimento do bebê em seu primeiro ano

3453
desenvolvimento do bebê
Foto: Reprodução Netflix
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

No primeiro ano de vida, tudo que ocorre com o bebê tem grande influência sobre o seu desenvolvimento físico e mental. Durante esse período, as células cerebrais fazem até mil novas conexões por segundo, uma velocidade única na vida. Essas conexões contribuem para o funcionamento do cérebro e podem interferir na maneira como as crianças aprendem e pensam, e na capacidade de lidar com situações como as de estresse. Pesquisas mostram, inclusive, que essas conexões têm influência no sucesso da criança na vida adulta.

A série documental ‘Bebês em foco’, que estreou em fevereiro na Netflix Brasil, busca retratar esse universo, mostrando análises e descobertas de cientistas em relação à mente dos pequenos, em cada etapa do desenvolvimento do bebê. Você pode assistir ao trailer da série abaixo.

Os pesquisadores abordam, da perspectiva da ciência, os grandes momentos desse primeiro ano: quais os benefícios nutricionais da fase inicial de alimentação, como se dão os movimentos do bebê quando ele começa a engatinhar, como ele começa a proferir suas primeiras palavras.

Leia também: Atraso no desenvolvimento do bebê exige atenção dos pais

O avanço da pesquisa em relação ao conhecimento do cérebro de um bebê foi muito grande nos últimos anos, possibilitando inúmeras novas descobertas dos cientistas. Hoje eles já sabem, por exemplo, que os bebês conseguem entender muito mais do que se pensava antigamente. Houve uma verdadeira revolução na compreensão sobre o assunto. Isso pode ser visto na série, que acompanhou 15 bebês de famílias diferentes, examinando o que acontecia com eles desde o nascimento até eles começarem a virar crianças independentes. Tudo isso em parceria com 36 cientistas de renome internacional.

A parte 1 de ‘Bebês em Foco’ tem seis episódios, cada um com um tema diferente. Nos três primeiros, o espectador acompanha pesquisadores discutindo a importância biológica dos vínculos afetivos para o recém-nascido, como a alimentação interfere no desenvolvimento do bebê e qual a importância da fase em que o bebê começa a engatinhar. Nos episódios seguintes, os cientistas estudam como os bebês aprendem a falar, analisam o sono e como a vida deles muda quando começam a andar. A série está disponível na Netflix.

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui