Artigos
Desafios da paternidade são tema do Papo de Pai, no último sábado

Debate teve a participação de blogueiros da Canguru
Por Thailor Gonçalves
O anfiteatro do shopping Pátio Savassi foi palco do evento da Canguru “Papo de Pai”, que teve 65 inscritos. O encontro, realizado no sábado (13), foi mediado pela diretora de Redação da Canguru, Ivana Moreira, que abordou junto aos pais convidados – os nossos blogueiros Eduardo Ferrari, Fernando Dias, Bruno Santiago e o autor da última seção “História de Pai“, Márcio Patrus – o papel deles na criação dos filhos.
A conversa tratou de diversos assuntos, como o tempo com os filhos, a honestidade ao falar com eles, os objetivos da paternidade e o impacto da vida profissional no convívio com as crianças.
Bruno Santiago destacou a importância de reservar um tempo de qualidade para estar com os pequenos. “Deve-se viver o filho intensamente. Não apenas no que diz respeito a brincar ou mesmo disciplinar, mas estar junto, beijar, abraçar.”
Para Santiago, o que importa é o fato de existir esse momento, mesmo que o pai não disponha de muito tempo. “Pode ser por 5 ou 10 minutos. Esse tipo de contato com o filho ajuda a fazer com que ele seja uma pessoa melhor no futuro“, pontua.
Fernando Dias destacou que as crianças são muito perspicazes e é preciso ser coerente: “Noutro dia, prometi à minha filha quer iria comprar um chiclete, mas acabei esquecendo. Quando cheguei em casa, ela disse que eu havia mentido pra ela. Todas as nossas ações devem ser respaldadas pela integridade. É muito importante ser coerente”.
Eduardo Ferrari contou qual é um de seus objetivos na paternidade: “Se meus filhos gostarem da minha companhia quando eu estiver mais velho eu vou ficar muito feliz. Essa é uma das minhas metas, como pai”.
Márcio Patrus defendeu que as empresas permitam dividir o período de férias para que os pais possam ter mais tempo com os filhos em vários momentos do ano. “Acho que a legislação deveria ser mais flexível, nesse sentido. Se temos 30 dias de férias, por que não podemos dividir esse período ao longo do ano para poder estar mais presentes em várias etapas da vida dos filhos?”
O que acharam os participantes
Quem participou gostou do que ouviu. É o que conta o auxiliar de gestão Diego Rodrigues de Freitas, 29, que foi acompanhado da filha, Yasmin, 2, e da esposa, a jornalista Rúbia Lisboa, 30. “Apredi muito com os exemplos dos pais que falaram hoje. Foi muito produtivo. A gente quase não vê esse tipo de palestra e é fundamental receber esse tipo de instrução pra que a gente possa saber lidar com os desafios de criar uma criança”, diz Freitas.
Este foi o primeiro evento da Canguru no mês de agosto. No dia 27, a revista vai promover outro encontro, desta vez com o palestrante Alexandre Junqueira, que vai falar como os pais podem ser coach de seus filhos, preparando as crianças para usarem o máximo de seu potencial. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. CLIQUE AQUI para fazer sua inscrição.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...
Entrada, prato e sobremesa: 3 receitas práticas para facilitar o Natal
A palavra do fim de ano é “simplificar”. Que tal começar pela ceia?
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....






