79% dos brasileiros acreditam que volta às aulas piorará situação da pandemia

Entrevistados dizem que estabelecimentos de ensino devem continuar fechados nos próximos dois meses

256
Pesquisa Datafolha mostra que 79% dos brasileiros acreditam que a volta às aulas piorará situação da pandemia; imagem mostra sala de aula fechada
Pesquisa trouxe números semelhantes a estudo feito em junho e mostra que há pouca confiança no controle da pandemia no Brasil
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Segundo pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, 79% dos brasileiros acreditam que a reabertura das escolas no país vai agravar a pandemia do novo coronavírus e, por isso, os estabelecimentos de ensino deveriam continuar fechados nos próximos dois meses. Somente 19% dos entrevistados disseram que as escolas devem ser reabertas.

O estudo revelou que 59% das pessoas veem a retomada das aulas presenciais como algo que piorará muito a situação da pandemia e outros 20%, que vai agravar um pouco. Já 18% disseram que as escolas não têm influência sobre a disseminação do vírus e 3% afirmaram não saber responder a pergunta feita. O levantamento foi realizado por telefone com 2.065 pessoas de todo o país, nos dias 11 e 12 de agosto.

Os dados mostram que a opinião da população brasileira se mantêm amesma ao longo dos últimos meses – pesquisa feita pelo Datafolha em junho indicou que 76% das pessoas eram a favor de manter as escolas fechadas, uma variação positiva e dentro do limite da margem de erro das pesquisas, que é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Leia também: Volta às aulas presenciais tem data definida em apenas 3 estados e no Distrito Federal

Pensando nos próximos dois meses, as escolas…Deveriam seguir fechadasDeveriam ser reabertasNão sabe
Resposta dos entrevistados, em %79%19%1%
O retorno das aulas nas escolas vai agravar ou não a pandemia?Vai agravar muitoVai agravar poucoNão vai agravarNão sabe
Resposta dos entrevistados, em %59%20%18%3%

Leia também: O que a ciência diz sobre os riscos para as crianças na reabertura das escolas

Segundo especialistas em educação e saúde ouvidos pela Folha de São Paulo, a estabilidade da proporção de pessoas que defende a não retomada das aulas presenciais mostra que há pouca confiança no controle da pandemia no Brasil e na capacidade de organização dos protocolos de higiene para um retorno seguro dos estudantes.

Até agora já foram mais de 108 mil mortes confirmadas pelo novo coronavírus e quase 3,4 milhões de casos confirmados. A situação do Brasil na pandemia é classificada como estável, ou seja, com número constante de novos casos, mas ainda em volume significativo.

A defesa pela manutenção das escolas fechadas está presente até em regiões como o norte do país, que já apresentam queda no número de casos da Covid-19. A faixa etária e a renda dos entrevistados tampouco fizeram diferença nas respostas, que trouxeram sempre um número maior de pessoas contra a reabertura das escolas. Isso vale ainda para aqueles que consideram o governo Bolsonaro ótimo ou bom e entre os que estão saindo de casa normalmente na pandemia. A divergência de opiniões apareceu apenas entre homens – 22% disseram ser a favor da reabertura – e mulheres – 17% têm mesma opinião.

Incidência da Covid-19 em crianças

Estudos disponíveis mostram que as crianças mais novas, com menos de 10 anos, tendem a ter menor prevalência do coronavírus, enquanto aquelas acima dos 10 anos têm incidência similar à dos jovens adultos, de mais de 20 anos. Os estudos porém, não são conclusivos. A Prefeitura de São Paulo divulgou nesta terça-feira (18) os resultados da prevalência da doença em crianças e adolescentes entre 4 e 14 anos. Os resultados apontaram que 16% desse grupo teve contato com o coronavírus e 64,4% desses se mostraram assintomáticos.

Saiba mais sobre a pesquisa do Instituto DataFolha.

Leia também: ONU sugere reabertura das escolas para evitar ‘catástrofe geracional’

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui