Artigos
Curta ‘Hair Love’ valoriza os cabelos crespos e relação pai-filha

Cabelos crespos podem ser difíceis de pentear, ainda mais para um pai pouco habituado a mexer nos cabelos da filha. Mas com amor, disposição e um pouco de treino, esse desafio pode ser vencido. É o que mostra o curta “Hair Love” , feito pelo ex-jogador de futebol americano Matthew A. Cherry, que se tornou produtor e diretor de vídeos depois que deixou o esporte.
Na história, Stephen é um pai afro-americano que vive o desafio de pentear o cabelo da filha Zuri, pela primeira vez, enquanto a mãe está no hospital para tratamento de um câncer.
Engraçado e triste ao mesmo tempo, o curta “Hair Love” nos faz refletir sobre as famílias negras, o cabelo crespo e o papel do pai na criação dos filhos, em especial, das meninas.
Nas redes sociais, o diretor postou imagens da filha, que lembra a personagem do curta, assistindo concentrada a animação. “Fotos como estas dizem que todo o trabalho valeu a pena”, disse Matthew.
Financiamento coletivo
A criação dessa animação 2D, que tem o selo Sony Pictures Animation, começou em 2017. Na época, foi feita uma campanha de arrecadação de dinheiro para a produção do filme, por meio do site de financiamento coletivo Kickstarter, superando as expectativas. Em vez da meta dos 75 mil dólares esperados, o projeto levantou quase 300 mil dólares, segundo o site “The Hollywood Reporter” , e a história viralizou.
Nos cinemas, o curta com duração de seis minutos estreou em agosto, sendo exibido junto com “The Angry Birds” Movie 2, e agora foi liberado para a internet. Ele está cotado para concorrer ao Oscar 2020, na categoria de melhor curta-metragem de animação.
Inspirado no vídeo, Matthew escreveu um livro de mesmo nome e com história semelhante. A obra entrou numa lista de livros ilustrados mais vendidos para crianças, do jornal “The New York Times”, em 2019.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






