‘Para criar crianças criativas, pais devem se transformar’, diz Murilo Gun

Palestrante explica como a educação prioriza "decoreba" e deixa de lado a criatividade

958
Para que crianças sejam criativas, pais têm que se transformar, diz Murilo Gun (na foto)
"A imaginação é uma das coisas mais incríveis que o homo sapiens tem", diz Murilo Gun
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A criatividade, natural ao homo sapiens, é bloqueada pela educação priorizada pela sociedade atual. As crianças não são educadas para serem criativas. E isso não vem apenas da escola, mas também da própria família. É o que afirma Murilo Gun, palestrante, professor de criatividade e fundador da Keep Learning School, uma escola online de cursos para adultos. Murilo lançou o curso gratuito CriCriCri, Criando Crianças Criativas, com aulas dele mesmo, da psicóloga Bianca Solléro e da psicopedagoga Isa Minatel. O objetivo do curso é que a criatividade das crianças não seja bloqueada pelos pais. As inscrições se encerram nesta segunda-feira (14), mas quem usar o cupom Canguru ainda pode se inscrever gratuitamente neste link

Para Murilo, a criatividade é a imaginação aplicada para resolver um problema. E a vida é feita de problemas. “E, por problema, considero não só as questões difíceis, mas também algo como: sentiu frio? É um problema, resolva colocando o casaco”, explica. Para resolver esses problemas, é possível usar a memorização ou a imaginação. Mas a memorização é sempre priorizada. 

“É essencial usarmos a memorização muitas vezes, porque senão a gente vai ficar reinventando a roda. Está com mau hálito? Escove os dentes. A memória traz a solução da escova e da pasta”, diz Murilo. “Mas a imaginação é uma das coisas mais incríveis que o homo sapiens tem”, completa. Segundo ele, é preciso ter as duas abordagens, mas em momentos de grandes transformações na sociedade, como neste momento de pandemia do novo coronavírus, evidencia-se mais a importância de usar a imaginação para resolver problemas. 

Leia também – Pediatras analisam como a resiliência impacta no comportamento das crianças 

“Porque os problemas são novos agora, são novos desafios e, portanto, ficar apegado ao uso da memorização seria loucura. Soluções antigas não resolvem problemas novos”, afirma. 

Por isso é tão importante educar os filhos para que sejam crianças criativas. Mas isso não é tão simples assim, já que os pais também vêm de uma educação que prioriza a memória. “A criatividade foi bloqueada ao longo da vida, porque nós viemos de uma educação, tanto na escola quanto na família, extremamente obcecada com a  memorização, com a ‘decoreba’. Nosso treinamento de solução de problemas foi fazer provas, com o objetivo de lembrar a ‘decoreba’, o que o professor falou, o que o livro disse”, fala Murilo. 

Com base em tudo isso, antes do CriCriCri, foi criado o curso Reaprendizagem Criativa. “Esse curso tem a premissa de que nós nascemos criativos, desaprendemos a ser criativos e podemos reaprender”, fala Murilo. Durante o curso, muitos adultos que tinham filhos começaram a perceber como usavam muito mais a memória também como pais, educando como foram educados. “As pessoas comentavam: ‘entrei aqui pensando em mim, mas acabou que eu vou mudar a forma como eu educo os meus filhos’. Quando o adulto percebe o quanto ele foi bloqueado durante sua educação e começa sua transformação, ele naturalmente olha para o filho e percebe que está repetindo”, comenta. 

Leia também – 6 atitudes para voltar a ter diálogo com o filho adolescente

Foi então que veio a ideia de lançar o CriCriCri, Criando Crianças Criativas. “Os pais bloqueiam a criatividade das crianças não sendo criativos em suas vidas. Porque a maior forma de educação é o exemplo”, defende. “A melhor forma de não bloquear a criatividade das crianças é você, pai, mãe, se transformando, desbloqueando a sua criatividade, porque organicamente você vai dar o exemplo”, aconselha. Segundo Murilo, o próprio curso CriCriCri fala de muitas práticas, mas a maior de todas elas é a transformação do adulto. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis! 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui