Artigos
“Eu contaminei os meus filhos”
“Quem acompanha a newsletter da Canguru News talvez tenha notado a minha ausência nas últimas semanas. É que a Covid-19 me pegou – e, o pior, não só a mim. Testei positivo numa sexta-feira. Meu marido e meus dois filhos, no domingo. Quando os resultados dos exames dos meninos saíram, eu só conseguia pensar: “contaminei os meus filhos”. De repente, várias pautas sobre as quais discutimos aqui, viraram a minha realidade.
O coração ficou apertado. Eu sei que casos agudos entre crianças são raros – já escrevi sobre isso. Mas que mãe consegue pensar racionalmente assim quando o perigo está rondando seu filho? E se eu ficar muito mal e não conseguir cuidar deles? E se o pai também ficar muito mal também? E se acontecer o pior mesmo?
Foram duas semanas de angústia. Felizmente, passamos relativamente bem pela doença – nenhum dos quatro foi parar numa UTI (o que já é uma super bênção, não?). Mas saímos todos com a convicção de que, sem vacina, ninguém está a salvo do vírus, por mais que respeitemos as medidas sanitárias recomendadas por cientistas para evitar o contágio.
E, mais do que tudo, saímos com os vínculos familiares ainda mais fortes. Um cuidou do outro. Pedro e Gabriel aprenderam a usar o oxímetro e passaram duas semanas medindo a saturação da família inteira – montaram uma escala. Pedro, o mais velho, assumiu a responsabilidade de vigiar os horários dos remédios dele e do pai. Deixou comigo os meus e os do caçula, Gabriel. Todas as noites, antes de dormir, checava como cada um estava se sentindo.
Não voltei a mesma depois da Covid-19. Talvez por isso, pela primeira vez, eu tenha me tocado que neste sábado (15) é Dia Internacional da Família. Mais do que nunca quero celebrar a minha. E quero que você celebre a sua, intensamente.
Leia também: Onde você imagina sua família daqui a 5, 10 ou 15 anos?
[mc4wp_form id=”26137″]
Ivana Moreira
Ivana Moreira é jornalista, fundadora da Canguru News, coach parental pela Parenting Coach Academy de Londres e mãe de dois meninos – Pedro e Gabriel – que fazem tudo valer a pena.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Criança que ganha celular aos 12 anos tem mais chances de depressão e obesidade
Dados foram revelados em estudo feito com mais de 10 mil adolescentes e acendem alerta para famílias
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...





