Carta ilustrada explica sobre coronavírus para as crianças

2177
Imagem mostra capa da Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19, que explica o coronavírus para as crianças.
Capa da "Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19", que explica o coronavírus para as crianças.
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

A pandemia de coronavírus tem trazido inúmeras mudanças para a vida de todos. E muitos pais se perguntam como explicar tudo o que está acontecendo para as crianças. Pensando nisso, o Fórum Mineiro de Educação Infantil (FMEI) e o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias (NEPEI), ambos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), se uniram na criação de uma carta às crianças para explicar sobre a Covid-19, doença causada pelo coronavírus.

A “Carta às meninas e aos meninos em tempos de Covid-19” tem texto e organização da pedagoga Mônica Correia Baptista, professora da UFMG. A publicação foi inspirada na “Carta para los niños y ninãs en este momento de crisis”, criada pela educadora chilena Isidora Lobo e pela ilustradora Carla Infante para explicar aos pequenos sobre as manifestações populares que ocorreram no Chile em 2019. 

Leia também – Livros e gibis digitais gratuitos para incentivar a leitura das crianças na quarentena

Onze ilustradores participam do projeto, sendo cada um responsável por uma página: Alexandre Rampazo, Anna Cunha, Camilo Martins, Elisa Carareto, Gabriel Benedito, Graça Lima, Luiz Silva, Marilda Castanha, Nelson Cruz, Odilon Moraes e Raquel Matsushita (esta última também fez o projeto gráfico). 

Uma das páginas da carta tem ilustração de Raquel Matsushita.

A carta foi criada em menos de cinco dias e conta, de forma sensível e lúdica, o que está acontecendo no mundo, o que é o coronavírus e o que as crianças podem fazer para se proteger. A distribuição é gratuita para que seja atingida a maior quantidade possível de pessoas. Ela está disponível em PDF e você pode baixá-la clicando aqui. Ou pode acessá-la no Issuu, clicando aqui. Há planos para a criação de versões em inglês, em espanhol e com audiodescrição. 

Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter.

Heloisa Scognamiglio
Jornalista formada pela Unesp. Foi trainee do jornal O Estado de S. Paulo e colaboradora em jornalismo da TV Unesp. Na faculdade, atuou como repórter e editora de internacional no site Webjornal Unesp e como repórter do Jornal Comunitário Voz do Nicéia. Também fez parte da Jornal Jr., empresa júnior de comunicação, e teve experiências como redatora e como assessora de comunicação e imprensa.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui