Conselho é bom e a gente gosta

Quando se trata do universo materno, não existem fórmulas mágicas. Confira os conselhos para mamães de primeira viagem!

186
10 conselhos bem-vindos às mães de primeira viagem; mãe lê livro com filho na cama
É importante acostumar o filho a dormir no próprio quarto desde cedo. Coloque-o para deitar, converse um pouco com ele, conte uma historinha ou cante uma canção
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Por Rafaela Matias – Quando se trata do universo materno, não existem fórmulas mágicas. Por isso, é tão desagradável quanto inútil a tentativa de impor regras e limites para as matriarcas de primeira viagem. Mas, cá entre nós, algumas dicas podem ser muito úteis na hora de lidar com o mundo de novidades que acompanha os filhotes. A Canguru pediu a dez mulheres experientes que dessem seus conselhos àquelas que ainda estão aprendendo a conviver com as dores e delícias da maternidade.

#1

“Acostume o seu filho a dormir em seu próprio quarto desde cedo. Coloque-o para deitar, converse um pouco com ele, conte uma historinha ou cante uma canção. Os meus amavam canções de ninar. Tente passar a eles que você estará sempre perto se eles precisarem, mas que cada um tem seu cantinho.” — Marilúcia Heitor, 67 anos, mãe de três.

#2

“Faça as tarefas escolares com ele e não por ele. É importante respeitar o aprendizado da criança. Quando ele ficar bravo e chorar, não chore junto. Isso passa! (Mas eu sempre chorava.)” — Lea Lacerda, 86 anos, mãe de seis, avó de doze e bisavó de um.

#3

“Não deixe o seu filho chorar sozinho até dormir. Isso pode gerar um sentimento de abandono. Dê autonomia aos poucos e ele aprenderá. Enquanto isso, reveze os momentos de insônia com pessoas próximas, como o pai ou uma babá de confiança.” — Rosângela Coimbra Brasil Amaral, 62 anos, mãe de dois e avó de quatro.

#4

“Ponha música para seu bebê e converse com ele desde a gestação. Assim, construirão uma intimidade gostosa e pautada no diálogo.” — Simone Santos, 49 anos, mãe de duas.

#5

“Faça festa de 1 aninho, mesmo que lhe digam ser bobagem. Eu adorei todas que fiz e os meus filhos curtiram muito. Mas não deixe de observar o perfil da criança para definir o horário e a duração da festa, assim não corre o risco de forçar a barra.” — Scheila Lavarini, 50 anos, mãe de quatro.

#6

“Não se preocupe tanto com a idade certa para tirar a fralda. Cada criança tem seu tempo. Não deixe de encorajá-la, mas saiba que esse processo pode levar alguns meses.” — Zélia Guimarães, 75 anos, mãe de três e avó de oito.

#7

“Seja educado sempre, especialmente na frente dos seus filhos. Não fale palavrões, respeite os mais velhos, diga por favor, bom dia e obrigada. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo.” — Eunice Marília Martins, 76 anos, mãe de seis e avó de seis.

#8

“Deixe o ambiente da casa mais escurinho e silencioso a partir das 19 horas e abra bem as janelas pela manhã, mesmo que o seu filho ainda esteja dormindo. Assim, antes dos 3 anos, a criança já saberá identificar a diferença entre o dia e a noite e isso facilitará na hora do sono.” — Hadrianne Sander, 30 anos, mãe de duas.

#9

“Acredite no seu potencial de amamentar e nos benefícios disso para o seu filho, mas não se cobre demais. Embora digam o contrário, a amamentação não é um processo tão natural. O bebê precisa aprender a sugar o seio e a mãe tem de ensiná-lo fazer a “pega” correta, evitando assim ferimentos ou mamadas não efetivas. Busque e aceite ajuda de profissionais capacitados.” — Aline Felix, 36 anos, mãe de quatro, incluindo trigêmeos.

#10

“Encontre um tempo para brincar com seu filho. Isso fará toda a diferença no presente e no futuro.” — Roneida Gontijo Couto, 42 anos, mãe de duas.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui