Como cuidar das crianças nestes dias de calor: veja dicas de especialista

Boa hidratação e alimentação mais leve evitam idas ao pronto-socorro
Menina negra molha braços em torneira no parque
Idas ao parque devem ser evitadas entre às 10h e 15h30 devido às altas temperaturas

As ondas de calor excessivo têm marcado o fim do inverno. Julho foi o mês mais quente no Brasil, desde 1961, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Dias seguidos de temperatura elevada podem trazer riscos à vida, principalmente de crianças.

Se os adultos sofrem com as altas temperaturas, as crianças sentem ainda mais. “Um dos principais problemas do calor excessivo é a insolação, que pode ser percebida pela alta temperatura corporal (maior que 39 graus), dores de cabeça, náusea, tontura e confusão mental”, destaca o gerente médico do pronto-socorro do Sabará Hospital Infantil, Thales Araújo.

LEIA TAMBÉM:

Fique atento às dicas:

Mantenha a criança sempre bem hidratada

Incentive seus filhos a beberem água com frequência e tenha uma garrafa sempre disponível ao sair.

Roupas leves

Vista seus filhos com roupas claras, leves e limitadas a uma camada de material absorvente que maximize a evaporação do suor. E não esqueça do protetor solar.

Banhos frequentes

Um bom banho fresco é uma ótima alternativa para aliviar o calor. E especialmente nestes dias, mais banhos são muito bem-vindos. Uma ótima alternativa são as brincadeiras com água, sempre sob a supervisão de um adulto.

Saídas ao ar livre

Se possível, evite levar as crianças para brincar em parquinhos entre 10h e 15h30. Mesmo que as atividades sejam feitas na sombra, há risco para a saúde dos pequenos.

Protetor solar

Reforce o uso, caso haja necessidade de se expor em lugares ao ar livre.

Atenção ao carro

O interior de um carro pode ficar perigosamente quente em pouco tempo, mesmo com as janelas abertas, por isso, não deixe, em hipótese alguma, as crianças dentro do carro.

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também