Artigos
Comer fruta é um drama na sua casa? Nutricionista ensina 4 estratégias para aumentar aceitação
Convencer uma criança a comer frutas pode parecer missão impossível em algumas casas — e os números confirmam o desafio. A Pesquisa Nacional de Alimentação, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou que o consumo de frutas entre crianças de 6 meses a 5 anos está abaixo do recomendado no Brasil, reflexo da rotina corrida das famílias e da resistência para experimentar novos sabores.
A nutricionista infantil Any Freire lembra que essa recusa inicial é comum e faz parte do processo de aprendizagem alimentar. “A criança aprende pelo contato e pela observação. Muitas vezes, aquilo que ela recusa em um momento pode se tornar parte da rotina alimentar depois de algumas exposições”, explica. Estudos de comportamento alimentar infantil mostram que são necessárias até 15 exposições ao mesmo alimento para que a aceitação aconteça.
Para tornar o caminho mais leve — e saboroso — a especialista indica algumas estratégias práticas:
- Variar a apresentação das frutas (em palitos, cubos, amassadas ou estilo finger food);
- Repetir a oferta, mas sem pressão;
- Comer junto com a criança, criando uma referência positiva;
- Manter um ambiente tranquilo, sem negociações ou insistências.
Mesmo com essas orientações, a gente sabe que nem sempre é fácil manter o consumo em alta: viagens, compromissos e a correria diária podem dificultar a higienização e o preparo das frutas frescas.
O segredo é se planejar. Você pode mantar frutas higienizadas, descascadas e cortadas na geladeira. Algumas, podem ser congeladas. Em alguns casos, alternativas prontas e 100% naturais podem ajudar. “Quando bem formulados, produtos feitos apenas de fruta podem complementar o consumo, desde que tenham composição simples e adequada para crianças”, destaca a especialista.
Criar hábitos alimentares saudáveis começa cedo e se constrói com constância, paciência e boas escolhas disponíveis no cotidiano da família.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
5 jeitos de identificar o uniforme das crianças – e nunca mais perder roupa na escola
As peças do uniforme escolar são todas iguais e muito fáceis de serem confundidas, quando a criança coloca em qualquer...
Saiu o trailer oficial de Toy Story 5 e nós, pais, vamos ficar tão ansiosos quanto as crianças para assistir
A sequência do filme promete falar de um tema que é relevante para os pequenos, mas que também é uma...
Bateria de botão: o perigo silencioso que pode corroer o esôfago do seu filho em apenas 2 horas
Pequenas e brilhantes, podem ser atraentes para crianças que adoram colocar tudo na boca. No entanto, quando engolidas, elas podem...
8 coisas que seu filho aprende com os Jogos de Inverno, mesmo vivendo longe da neve
Muito além do pódio, as modalidades na neve e no gelo ensinam às crianças sobre persistência, trabalho em equipe, emoções...










