15 sugestões para fazer com os filhos antes que eles fiquem adultos

Livro sugere experiências inesquecíveis para aproveitar melhor o tempo em família, porque passa depressa!

1708
101 coisas para fazer com as crianças antes que eles cresçam; família afro sentada junta no sofá vibra por algo que vê na TV
Sugestões divertidas para aproveitar o tempo junto em família
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

Quando a gente é mãe ou pai de crianças pequenas, recebe tantos conselhos sobre a criação dos filhos que tende a ignorá-los. Mas um deles, em especial, faz muito sentido: “aproveita que passa rápido”. Pode até ser que na hora em que alguém te disso isso você não deu muita bola, frente ao turbilhão de desafios que enfrentava – noites mal dormidas, dias intermináveis, cansaço extremo. Mas não é que passa rápido mesmo? É comum ouvirmos de de mães ou pais de adolescentes frases como “meu bebê já tem 18 anos” ou “lembro como se fosse hoje quando ele aprendeu a andar”.

“A sensação é mais de que estamos deixando-o escapar. Ocupados com atividades que roubam nossa atenção e energia. Tensos demais para nos divertir. Culpados por sentir que não fazemos o suficiente. E no meio disso tudo, sobra pouco tempo – do tipo livre, leve e solto – para o que realmente importa: aproveitar o momento, antes que ele acabe”, relata Roberta Faria, autora do livro “101 Coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam“, na introdução da obra.

Ela mesma, mãe de uma adolescente, consente: “Agora vejo que era verdade: o tempo passou tão rápido! Foi ainda ontem que a gente andou pela rua procurando poças para pisar, às gargalhadas. Nós nos divertimos muito, mas eu gostaria de ter me prendido menos a obrigações e preocupações, e curtido mais a infância dela”.

Ao escrever o livro, Roberta quis promover experiências inesquecíveis para que as famílias pudessem aproveitar melhor o tempo junto. Não se tratam de atividades mirabolantes, ainda que elas possam existir, mas de coisas simples, como passar um dia de verão brincando com o filho na praia, cultivar plantas, pedalar, dançar. A seguir, selecionamos 15 das 101 sugestões que o livro traz, que podem ser feitas mesmo em isolamento social, para os pais se inspirarem e escolherem algumas para praticar com a família. Melhor aproveitar, porque passa tão depressa…


Leia também: Ser feminista hoje: por que nossos filhos precisam refletir sobre isso?


15 atividades para fazer (e se divertir) com as crianças

1. Empurrem os móveis, aumentem o som e caiam na dança!

2. Montem juntos um quebra-cabeça gigante e difícil, nem que leve semanas!

3. Gravem vídeos se entrevistando como se fosse um programa de TV

4. Tracem juntos aárvore da família, e contem as histórias dos que vieram antes de você

5. Façam arte em grande escala. Por que aquela parede precisa ser tão branca e sem graça?

6. Visitem a feira e tentem descobrir o nome o gosto de todas as frutas.

7. Criem uma tradição: que tal, toda terça à noite é dia de hambúrguer e jogos de tabuleiro?

8. Tenham um time de coração. Para se sentirem parte de algo maior, amar, torcer, sofrer e comemorar juntos.

9. Abram um pequeno negócio: uma fábrica de bolinhos ou de pulseiras, uma lojinha de desenhos ou gibis usados. Estimule um empreendedor, sendo seu primeiro cliente.

10. Aprendam a tocar um instrumento. Cedo é melhor, mas nunca é tarde – e juntos, é, definitivamente, mais legal.

11. Cacem um tesouro. Prepare o baú, as pistas e o mapa. Vestido de pirata, fica mais divertido.

12. Marquem na agenda: todos os anos, tirem uma foto no mesmo dia, no mesmo lugar, na mesma pose.

13. Contem histórias. Reais, dos livros ou inventadas, tanto faz: o que importa é acender a imaginação.

14. Ensine o básico (ou aprendam logo juntos). Pregar botão, usar ferramentas, fazer primeiros socorros: todos devem saber.

15. Chorem de rir! Contem todas as piadas de pontinhos e Joãzinho – e inventem novas.

Livro social

O e-book “101 Coisas para fazer com as crianças antes que elas cresçam” é distribuído gratuitamente pela Editora Mol e pela PBKIDS. Segundo a editora, a doação é “para todas as mães, pais, tias e tios, avós, professoras e, claro, crianças que podem estar precisando de inspiração e diversão para enfrentar esses dias de pandemia e notícias difíceis (e para momentos felizes também!)”. Já a versão impressa do livro, atualmente à venda no site www.bancadobem.com.br, custa R$ 22,90, sendo parte do valor pago doado para a ONG Instituto Ayrton Senna, que busca melhorar a qualidade da educação pública brasileira.


Leia também: Livros como aliados: 10 dicas preciosas da Biblioteca Amarela


Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui