Cinco anos do movimento Na Pracinha: conheça esta história!

Leia a coluna Na Pracinha na edição de abril da #CanguruBH.

foto: patrícia de sáEm março, o Na pracinha completou cinco anos de brincadeiras por Belo Horizonte. Estamos muito felizes porque, ao rememorar tantos momentos desse projeto, percebemos como foi uma mudança transformadora para nossas famílias.

A natureza sempre esteve presente em nossa infância. Acreditávamos — e hoje ainda mais — que uma infância saudável é vivenciada com brincadeiras ao ar livre, na natureza, sem pressa, como na nossa época de criança. Uma infância feliz é aquela que pode ser compartilhada com a família e os amigos pelos espaços que a nossa cidade tem para nos oferecer. Este era nosso pensamento quando decidimos criar o Na pracinha.

Em 2012, éramos mães recentes, ávidas por conteúdos voltados para o universo infantil. Trocávamos dicas por e-mail e em nossos passeios por pracinhas. Foi então que decidimos levar os questionamentos para uma plataforma virtual. Como os passeios já faziam parte de uma rotina com as crianças, resolvemos sair por aí, avaliando os pontos positivos e negativos de praças e parques da cidade, relatando todos os cantinhos para quem, assim como nós, queria curtir a infância de seus pequenos em contato com a natureza na cidade. Outros pais se identificaram e, quando percebemos, lá estávamos nós, realizando encontros brincantes.

O Na pracinha, inicialmente, surgiu como um blog para compartilhar dicas e opiniões sobre inúmeros assuntos. Hoje, tornou-se um movimento de incentivo do brincar livre, perto da natureza e em família. Que acredita que é através do brincar que a criança se expressa, aprende, convive, experimenta, percebe o mundo, se desenvolve cognitiva, afetiva e socialmente.

Ao todo, já foram realizados 45 eventos brincantes, entre Encontros, Estações Sensoriais, Piqueniques Literários, Musicais e Feiras de Trocas de Brinquedos. Mais de oitenta coberturas de parques, praças e museus estão na plataforma digital para que mais e mais famílias possam vivenciar Belo Horizonte com as crianças.

Para a gente, o Na pracinha ressignificou a relação com a cidade. Colecionamos memórias por vários cantinhos. O projeto promove a felicidade da forma mais simples e pura, pelos sorrisos que são compartilhados conosco — e a gente comprova isso a cada edição.

Agradecemos a todas as famílias que têm passeado com a gente durante esses cinco anos pelas praças e parques de Beagá, que têm feito dos seus fins de semana um momento para curtir junto e estreitar os laços com os pequenos e com a cidade.

Deixamos o convite para continuarem passeando com a gente.

Ainda há muitos novos lugares para conhecer e explorar. E se você não conhece o Na pracinha, passeie pelo site — www.napracinha.com.br — e depois com a gente, lá fora, perto da natureza. 🙂

 

 

Na PracinhaCriado em 2011 pelas mães Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, o blog tem o objetivo de incentivar os passeios e brincadeiras ao ar livre em família. Na Canguru, as fundadoras do Na Pracinha dão dicas de passeios divertidos para a meninada.

site  www.napracinha.com.br

Aviso de conteúdo

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.

Deixe um comentário

Veja Também