Artigos
Chegou o verão! Hora de brincar na natureza, desacelerar e experimentar
Por Na Pracinha

Ah, o verão! Que delícia poder brincar ao ar livre, seja na cidade, pelos parques e pelas praças, no campo ou na beira do mar. O contato com a natureza estimula todos os sentidos, torna a criança mais cooperativa e potencializa toda a sua criatividade. Desemparedar, permitir que os pequenos brinquem do lado de fora, em um ambiente natural, é importante para o desenvolvimento pleno: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. É um aprendizado vivo. As crianças que vivem a natureza de perto aprendem a amá-la e respeitá-la.
Para brincar na natureza, é preciso desacelerar e experimentar. Esquecer os prazos presentes na rotina cotidiana, libertar-se da ansiedade e conceder tempo e espaço para o brincar de forma livre.
Andar descalço, pisar na grama, tomar banho de chuva, olhar para o céu, subir em árvores, observar os insetos, notar as nuances da vegetação, fazer comidinhas com terra, areia, folhas e água – essas são atividades que possuem em si uma carga de encantamento e ludicidade.
Brincadeiras simples, como coletar elementos naturais e criar uma forma de registrá-los, são sempre muito prazerosas para as crianças. Pode ser uma caixa de tesouros, um álbum de memórias, um livro de recordações, com desenhos e montagens, um diário de férias ou até mesmo várias colagens para presentear a família e os amigos.
A natureza traz uma infinidade de possibilidades para as crianças. E, se todo mundo da família brincar junto, compartilhando sorrisos, dividindo momentos e registrando memórias afetivas, a infância se tornará ainda mais significativa. Experimentem!
Na pracinha é um movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Se o seu filho engasgar, você saberia agir em segundos, de acordo com as novas orientações?
Protocolos internacionais foram atualizados pela primeira vez em décadas e já começaram a ser aplicados no Brasil. Especialistas explicam o...
5 passeios de Natal gratuitos para curtir com as crianças em São Paulo
Luzes, magia, Papai Noel, circo e até patinação no gelo, selecionamos programas deliciosos para entrar no clima natalino com a...
Gripe K e H3N2: o que os pais precisam saber sobre a “nova gripe” que acendeu alerta no mundo
Variante do Influenza já tem primeiro caso identificado no Brasil. Segundo especialistas, a vacinação continua sendo a principal proteção para...
Por que o refluxo atinge quase todas as gestantes (e o que realmente vale a pena fazer)?
Alterações hormonais e o crescimento do útero aumentam o risco de azia e regurgitação. Gastroenterologista ensina medidas simples — e...








