Artigos
Câncer infantil: você conhece os sintomas?

Por Marcus Castilho
O câncer é causa de morte mais frequente por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E, até o fim de 2016, estima-se que surjam 12.600 novos casos, metade deles na Região Sudeste (6.050).
Em muitas vezes, a doença só é diagnosticada quando já está em estágio avançado. Isso porque vários sintomas se assemelham a características de doenças comuns na infância. Por essa razão, é muito importante prestar atenção a qualquer anormalidade e buscar o diagnóstico precoce. Dessa forma, caso a criança tenha sido diagnosticada com alguma enfermidade e, mesmo depois de medicada, persistirem os sintomas, é preciso retornar ao médico imediatamente para que ele prossiga com a investigação.
Hoje, cerca de 70% dos casos podem ser curados quando são descobertos previamente e tratados em centros avançados de combate ao câncer. Da mesma forma, é de extrema importância que os pediatras tenham conhecimento acerca dos diferentes tumores. Os mais comuns em crianças são as leucemias, tumores do sistema nervoso central e linfomas.
Outros cânceres que também acometem as crianças são: retinoblastoma (afeta a retina), neuroblastoma (região abdominal), tumor de Wilms (tumor renal), tumor germinativo (das células que vão originar testículos ou ovários), osteossarcoma (tumor ósseo) e sarcomas (tumores de partes moles).
Ao falar dos sintomas, quando se trata de leucemia, os pequenos ficam mais sujeitos a infecções, palidez, sangramento e dores ósseas, devido à invasão de células anormais na medula óssea. Já o retinoblastoma costuma acometer crianças com até 3 anos de idade e algumas de suas características são pupilas esbranquiçadas quando expostas à luz e hipersensibilidade à luz e estrabismo. Os tumores do sistema nervoso central têm como características dores de cabeça, vômitos, alterações motoras e de comportamento e paralisia de nervos; surgimento de massa ou aumento do abdômen podem ser sinais do tumor de Wilms (afeta os rins) ou neuroblastoma; por fim, tumores sólidos podem formar massa, visível ou não, e causar dores nos membros. Essa dor é também um dos principais sintomas do osteossarcoma (tumor no osso em crescimento), mais frequente em adolescentes.
Para o tratamento ser efetivo, é preciso analisar o tipo do câncer, tamanho e localização do tumor, além das condições físicas do paciente. Com base nessas informações, é determinado o procedimento mais recomendado para alcançar a cura.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...





