Artigos
Para fazer com as crianças: 3 atividades para trabalhar as emoções
Depois de um ano atípico, com idas e vindas à escola, as crianças entraram de férias, mas muitos pais seguem trabalhando. Pensar em atividades que entretenham os pequenos neste período e ajudem a reduzir o tempo nos eletrônicos, um pouco que seja, pode ser um desafio para muitas famílias. Para ajudá-las nessa missão, listamos a seguir três atividades manuais que podem ser incluídas na rotina, ajudando a fortalecer os laços entre pais e filhos.
“São brincadeiras capazes de contribuir para o desenvolvimento das emoções e que podem ajudar a tornar a criança mais colaborativa”, explica Kate Amaral, educadora parental da startup 1Manas, co-autora do e-book “Férias em desenvolvimento”. Feito em parceria com a professora Aline Amaral, da Neomanas, que oferece aulas de reforço escolar no contraturno, o material traz sugestões de atividades para as férias, algumas das quais destacamos abaixo. Todas as propostas usam como referência a disciplina positiva, abordagem que busca promover a construção de relacionamentos saudáveis, por meio do respeito, da conexão e confiança.
Brincadeiras que estimulam o desenvolvimento das emoções
1. Jogos com cartas
Imprima uma folha que tenha imagens de pessoas com diferentes expressões, como tristeza, raiva, nojo, medo, surpresa e alegria. Recorte as imagens no tamanho de cartas de baralho. Misture elas e coloque numa mesa com o desenho virado para baixo. O primeiro jogador escolhe uma e deve tentar fazer com que o outro adivinhe o sentimento representado. Para ajudar na adivinha, vale contar uma história baseada em algum livro, filme, história pessoal ou mímica, que tenha relação com o sentimento que a adversário deve adivinhar.
2. Mão na massa
Essa atividade propõe fazer a própria massinha (receita abaixo) e desenhar com ela. Com a massa feita, sugira que a criança desenhe um círculo bem grande em uma folha de papel, use um prato ou uma tampa de pote como molde, faça olhos, nariz, boca, sobrancelhas ou qualquer outra parte do rosto usando a massinha. O desafio dessa brincadeira é que outra pessoa tente adivinhar a emoção representada no desenho.
Ingredientes:
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 colher de óleo
1 colher de vinagre
1/4 de xícara de água
Misture os ingredientes até a massa ficar firme, lisinha e sem grudar na mão. Adicione água se estiver esfarelando ou se a massa estiver mole. Para colorir, pode ser usado corante alimentício, suco, gelatina, cúrcuma ou colorau. Caso escolha o suco ou gelatina, dilua na água (1/4 de xícara) antes.
3. Emoções em um fio
Esta brincadeira sugere que a criança use fios para “encher” garrafas de acordo aos sentimentos que vivenciar durante a semana. Para começar, é preciso escolher uma cor para cada emoção (alegria, tristeza, raiva, medo etc.) e identificar as garrafas/potes com o nome e a cor de cada emoção. Após preparar o material, a criança deve colocar um pedacinho de lã ou linha colorida nas garrafas de acordo com a cor escolhida para cada emoção. Ao final de cada dia, ela deve pensar em duas ou três situações que aconteceram e o que ela sentiu em cada uma delas. No fim da semana, qual garrafa está mais cheia e pensar sobre o que isso significa. A ideia é que a criança converse com um adulto em quem confia sobre suas conclusões.
Material:
Etiquetas e caneta permanente
5 fios de lã de cor diferente
5 potes ou garrafinhas
LEIA TAMBÉM
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
3 ideias de petiscos com a cara do Natal
Quer surpreender os convidados? Inspire-se nestas sugestões de apresentação, que vão fazer sua mesa brilhar!
Compartilhar maquiagem com os filhos pode? O que dá para dividir e o que é melhor esconder do nécessaire
Produtos infantis costumam ser mais seguros para toda a família, mas o caminho inverso pode trazer riscos. Especialistas explicam como...
E se um óculos pudesse frear a miopia do seu filho? Primeiros óculos que desaceleram miopia em crianças são aprovados FDA
Tecnologia promete não apenas corrigir o grau, mas também retardar a progressão da condição. No Brasil, as lentes já são...
Nem Enzo, nem Valentina: os nomes de bebês que dominaram os registros em 2025 (e surpreenderam os pais)
Helena lidera o ranking nacional pelo segundo ano seguido, enquanto nomes curtos ganham cada vez mais espaço nas certidões de...






