Por Daniele Franco
Na última terça-feira, 14, a Prefeitura de Belo Horizonte divulgou nota confirmando o resultado negativo para febre amarela do exame feito no primata encontrado morto no Parque das Mangabeiras. O animal foi encontrado no dia 22 de fevereiro e o parque foi fechado para visitação no dia seguinte, junto do Mirante das Mangabeiras e do Parque da Serra do Curral, espaços nas imediações.
Na capital, até hoje, foram encontrados 22 macacos mortos, sendo que os primatas encontrados nas regiões de Venda Nova e Oeste apresentaram resultados positivos para a febre amarela. Os demais exames continuam pendentes de resultado.
Apesar do diagnóstico negativo para a doença, a Prefeitura de Belo Horizonte e a Secretaria Municipal de Saúde informaram que ainda não há previsão de reabertura dos parques das Mangabeiras e da Serra do Curral e do Mirante das Mangabeiras. A administração municipal ainda vai fazer novas inspeções antes de liberar os espaços para visitação.
MAIOR COBERTURA VACINAL
A principal medida de combate à doença é a vacinação da população. O imunizante é oferecido gratuitamente nos postos de saúde. A aplicação ocorre em dose única, que deve ser reforçada após dez anos. No caso de crianças, o Ministério da Saúde recomenda a administração de uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos.
Ainda de acordo com a nota divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, a Prefeitura tomou medidas para ampliar a cobertura vacinal da população e abriu postos extras:
UPA Centro-Sul – Rua Domingos Vieira, 484, Santa Efigênia
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30;
UPA Venda Nova – Rua Padre Pedro Pinto 175 – Venda Nova
Segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h30;
Serviço de Atenção ao Viajante – Rua Paraíba, 890, Savassi
Segunda a sexta-feira, de 9 às 12 horas e de 13 às 20h30;
CEREST Barreiro – Rua Pinheiro Chagas, 125, Barreiro
Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30;
Centro de Saúde Noraldino de Lima – Avenida Amazonas, 4373, Nova Suíssa
Segunda a sexta-feira, das 9h às 20h30.
Além dos postos extras, os 152 Centros de Saúde e as unidades conveniadas Sesc Saúde São Francisco, Sesc Tupinambás, Hospital Militar, IPSEMG, e Abertta Saúde também estão disponíveis para a população se vacinar.