Artigos
Belo Horizonte vai ganhar Cidade do Circo na antiga estação da Gameleira
Por Daniele Franco
Em uma deliciosa mistura de magia, brincadeiras e arte, o circo encanta gerações por onde passa. Lembrar-se dos dias no circo na infância é reviver momentos de puro encantamento e alegria. E para quem gosta desse incrível universo, uma novidade: a Fundação Municipal de Cultura e a Rede de Apoio ao Circo assinaram, na segunda-feira (26), um termo de cooperação técnica para a instalação da Cidade do Circo no espaço da antiga Estação da Gameleira.
Leônidas Oliveira, presidente da FMC, e Sula Kyriacos Mavrudis, fundadora da RAC, oficializaram o acordo, que prevê a construção do primeiro centro de referência do circo no país em um espaço de cerca de 12 mil m², além da própria Estação da Gameleira. De acordo com os termos, o terreno será cedido pelo prazo de 25 anos, e as obras têm previsão de início para dezembro deste ano. Não há previsão de quando o espaço vai começar a funcionar.

Além de uma referência para a cultura circense no Brasil, a previsão do projeto também apresenta a disponibilização de um espaço para um circo itinerante, a instituição de uma Escola Municipal de Circo, um núcleo de cinema para produção de filmes e documentários, a criação de uma biblioteca e videoteca especializadas, com amplo acervo de livros, jornais, fotos e histórico das famílias que construíram suas trajetórias em torno do circo. A FMC também poderá utilizar o espaço para desenvolver ações e projetos na área circense.
Nas palavras de Sula Kyriacos Mavrudis, a assinatura do termo marcou um dia histórico para o circo. “A gente espera que estimule outras iniciativas e que se desdobrem outras ações. Com a Cidade do Circo nós vamos concentrar em um lugar só todas as ações da área de circo desenvolvidas pela própria FMC e pela Rede de Apoio ao Circo, além de dar apoio aos grupos, trupes e associações. Nós vamos estar juntos, num espaço único, fortalecendo a luta do circo no país”, comemora.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Por que as festas de fim de ano são tão difíceis para crianças com seletividade alimentar (e como ajudar de verdade)
Pratos desconhecidos, aromas novos e comentários de familiares podem transformar a ceia em um enorme desafio emocional para crianças seletivas....
Menores fora das redes: a exclusão da Austrália é cuidado ou ilusão?
Primeiro país a adotar a medida, a Austrália reacende um debate global entre famílias, escolas e governos: como proteger crianças...
Seu filho não precisa sentar no colo do Papai Noel; 4 cuidados essenciais para crianças neurodivergentes
Com preparo, respeito ao ritmo da criança e uma boa dose de acolhimento, a magia do Natal pode ser especial...
A infância em looping: o que a denúncia contra o TikTok revela para nós, mães
Para o Instituto Alana, mecanismos como rolagem infinita, autoplay e recompensas digitais funcionam como gatilhos de vício, desrespeitando as normas...






