Artigos
Autoridade X autoritarismo: o papel dos pais na educação
Uma educação autoritária é péssima para o desenvolvimento dos filhos, pois, com ela, a criança ou adolescente não pode expor suas ideias, não tem espaço para pensar e criar. Porém, uma educação sem autoridade é igualmente péssima.
Este artigo é um grande desabafo de uma mãe, educadora e psicóloga. Muitos pais e mães precisam repensar seus papeis na educação para, assim, exercerem a autoridade que lapida com inteligência e respeito o diamante que os filhos têm potencial de ser!
Um filho é um diamante que lhe foi confiado em suas mãos e ele só deixará de ser uma pedra bruta, se você o lapidar. Aí, sim, ele brilhará!
Há alguns dias, visitei uma amiga e, ao entrar em sua casa, o filho dela estava assistindo a um desenho no tablet. A mãe falou para ele me cumprimentar, mas ele sequer me olhou. Então, ela disse que quando ele está vendo desenho é assim mesmo e nem insistiu para ele falar comigo.
Essa atitude da mãe é imatura. Nosso papel não é dar espaço a todos os desejos e vontades de nossos filhos, mas conduzi-los para serem seres humanos inteligentes, empáticos e que enxergam o outro.
Na minha casa, quando chega alguém, se meus filhos estiverem no tablet, eles desligam e vão cumprimentar a pessoa. Não tem que querer. Eu assumo meu papel de líder na condução dos meus filhos.
Quando você poupa seu filho de frustrações, quando não o ensina o que é correto, você o impede de brilhar.
As crianças e adolescentes precisam da nossa autoridade e direcionamento. Não confunda autoridade com autoritarismo. Aqui, me refiro a uma relação com espaço para ambos falarem, pensarem e manifestarem seus sentimentos. Mas nós, pais e mães, somos a autoridade que eles precisam.
Conduza seu filho, mostre o que ele deve fazer. Nem sempre será o que ele quer, mas cabe a você educá-lo.
Se o diamante não for lapidado, ele vira pedra de tropeço para a história de seu filho e das pessoas com quem ele se relaciona.
O meu objetivo é formar filhos que brilhem e que façam a diferença na sociedade. E o seu, qual é?
*Este texto não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Camila Cury
Camila Cury é psicóloga e autora do livro “A beleza está nos olhos de quem vê” (Ed. Sextante). É presidente e fundadora da Escola da Inteligência, maior programa de educação socioemocional do Brasil, aplicado em mais de 1,2 mil escolas. Tem dois filhos, Augusto e Alice.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Brainrot: “Sinais de que o cérebro do meu filho estava pedindo socorro (e eu nem tinha notado)”
Sabe quando você olha para o seu filho e percebe que ele está ali… mas não está? Pois é. Foi...
Fim do ano sem surtar? O que ninguém fala sobre ser mãe em dezembro
Chegou aquela época do ano em que percebemos que estamos sorrindo por fora e acabadas por dentro... Será que dá...
E se o seu Natal iluminasse o de uma criança?
Mais de 100 mil cartas enviadas aos Correios foram adotadas em todo o Brasil. Saiba como participar
Destinos brasileiros perfeitos para entrar no clima mágico do Natal
Seja em meio às montanhas da Mantiqueira, nas luzes da Serra Gaúcha, no clima europeu de Penedo ou na grandiosidade...






