Artigos
Aprenda 5 jogos para brincar em qualquer lugar com seus filhos
Por Na Pracinha – Restaurante, sala de espera de consultório, filas de banco, trânsito, trajetos de viagens: parece que estar com crianças nesses lugares é estresse na certa. Mas existem alguns jogos para brincar que não precisam de nenhuma estrutura para serem feitos (e ainda dispensam o celular!). De quebra, ainda ajudam a estreitar ainda mais os vínculos entre pais e filhos.
Ar, terra e mar
A criança, inicialmente, escolhe uma das palavras: ar, terra ou mar. Se a criança escolhe “ar”, por exemplo, o adulto (ou quem estiver participando da brincadeira) fala o nome de um animal que vive no ar. Depois a criança fala, e assim sucessivamente, até se esgotarem as possibilidades. Não vale repetir o animal. Em seguida, passará para “terra”, depois “mar”.
Elefante voa
A criança fica de frente para o adulto. O adulto pergunta se determinados bichos voam. Se voarem, a criança deverá responder “voa” e fazer o gesto com os braços. Exemplos: “Galinha voa? Pato voa? Elefante voa?”.
Leia também: Marcas oferecem guias com brincadeiras para as crianças se divertirem em casa
Continue a história
Você começa uma história inventada. Por exemplo: “Era uma vez, uma menina que morava numa casa amarela. Um dia…”. Em seguida, você pede para a criança continuar, inventando o que acontece na sequência. Vocês continuam a história revezando entre si.
Com meus olhinhos
Escolha um objeto no ambiente onde estiver com a criança e cite a cor dele: “Com meus olhinhos, estou vendo algo verde”. A criança explora o ambiente até encontrar o objeto mencionado.
Macaco disse
O “macaco”, ou mestre, é quem determina o que a criança tem que executar, segundo a regra que exige o comando completo: “macaco disse para subir a escada” ou “macaco disse para saltitar no lugar” etc. Somente as ordens dadas pelo macaco devem ser obedecidas. Se disser somente “levante os braços”, deve-se permanecer na posição anterior, até que a ordem venha do macaco.
Leia também: Jogos de imaginação: conheça dois livros-brinquedos para ler e se divertir
Na pracinha é um movimento que incentiva o brincar na infância, próximo à natureza e em todo lugar. A ação promove eventos brincantes pela capital mineira, e suas idealizadoras, Flávia Pellegrini e Miriam Barreto, são autoras do guia Beagá pra Brincar. Na Canguru, a publicitária Flávia compartilha dicas de passeios e brincadeiras em família..
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Especialista explica o que está por trás dos protestos das crianças no Roblox
Manifestação virtual foi realizada nos ambientes de jogos, depois que a empresa anunciou mudanças que restringiam o chat, para tornar...
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...






