Anvisa suspende lote de achocolatado após morte de criança

98
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Laudo divulgado pela Itambé nega contaminação do produto; outras análises estão sendo feitas pelo Ministério da Agricultura e resultados devem ser disponibilizados no decorrer desta semana.
 

Por Rafaela Matias

Achocolatado Itambezinho | Foto: DivulgaçãoA Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, por meio de texto no Diário Oficial da União dessa segunda-feira (29), a proibição de um lote da bebida láctea da Itambé, o Itambezinho, em todo o território nacional. A interdição cautelar se deu após a morte de uma criança de 2 anos em Cuiabá, no Mato Grosso, na última quinta-feira (25).

Segundo a Polícia Civil, a mãe registrou um boletim de ocorrência afirmando que o filho teria morrido uma hora após ingerir a bebida, que, segundo ela, foi oferecida por um vizinho da família. Sintomas como falta de ar, fraqueza e princípio de desmaio foram relatados. A criança foi levada para a Policlínica do Coxipó, onde deu entrada com parada cardiorrespiratória.

O B.O. foi realizado na Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa de Cuiabá. Por se tratar da morte de uma criança, a denúncia foi encaminhada para a Delegacia Especializada de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, onde segue a investigação do caso.

O lote do produto interditado foi fabricado no dia 25 de maio, na cidade de Pará de Minas, e tem validade até 21 de novembro de 2016. De acordo com a Anvisa, todos os itens referentes a esse lote devem ser recolhidos pelos departamentos de vigilância estaduais e municipais. Eles serão armazenados até que um laudo aponte o motivo da morte da criança. A Polícia Civil realiza exames para identificar as causas do óbito e os resultados devem sair em cerca de 30 dias. A suspeita de envenenamento provocado por terceiros também é avaliada.

A Resolução vigorará por 90 dias e poderá ser suspensa caso não sejam confirmadas irregularidades.

 

OUTRO LADO

Em nota, a Itambé afirmou que “já realizou análises laboratoriais internas do lote de produção mencionado na notificação, não identificando qualquer problema em sua composição.” Segundo a empresa, as contra provas foram enviadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O órgão federal também realiza análises em laboratório próprio e os laudos oficiais devem ser disponibilizados no decorrer desta semana.

Leia o comunicado enviado pela Itambé na íntegra:

“Em relação ao caso do óbito da criança em Cuiabá e a suposta relação com o consumo do achocolatado, a Itambé esclarece que  já realizou análises laboratoriais internas do lote de produção mencionado na notificação, não identificando qualquer problema em sua composição. Em paralelo, outras análises estão sendo feitas em laboratórios externos e no LANAGRO – Laboratório Nacional Agropecuário – do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, cujos laudos serão disponibilizados no decorrer desta semana.

Até o presente momento, diferentemente do divulgado nas redes sociais, não houve qualquer notificação de outros casos similares relativos ao produto em questão, além do mencionado acima em Cuiabá, Mato Grosso.

O achocolatado Itambezinho está no mercado há mais de uma década, e nunca apresentou qualquer problema correlato. A empresa reitera seu compromisso com a qualidade de seus produtos e continua trabalhando com os órgãos oficiais  para que os fatos sejam esclarecidos o mais rapidamente possível.”

 

Atualizado às 15h43 do dia 31/08/2016.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui