Artigos
Amamentação: como os pais podem ajudar a mãe nesse período

O sucesso da amamentação não depende apenas da mãe. De acordo com o Ministério da Saúde, o pai tem sido cada vez mais identificado como importante fonte de apoio durante esse período. Ele tem papel essencial não apenas nos cuidados com o bebê mas também nos cuidados com a mãe. Por isso, a pasta estimula os profissionais da área de saúde a dar atenção ao novo pai e incentivá-lo a participar desse período fundamental para a família.
Com atitudes simples, como não deixar de lado a rotina de cuidados da casa e do bebê, os companheiros podem contribuir para aumentar as chances de prolongar a amamentação. Confira outras atitudes que o pai deve tomar para contribuir com o êxito do aleitamento materno:
Dê atenção à mãe
Durante o pré-natal, é comum que os homens estejam mais atentos às necessidades da futura mãe. Com o nascimento do bebê, as atenções costumam mudar de foco e se voltam para o recém-nascido. Por isso, a consultora em amamentação e enfermeira Márcia Madeira aconselha: “Cuide da sua companheira. Ajude a cuidar do bebê mas também cuide dela.”
Leia também: 5 livros sobre gestação, parto, puerpério e amamentação
Auxilie no descanso
A mãe precisa estar bem descansada para produzir leite. Por isso, é preciso organizar as tarefas domésticas para não sobrecarregar a mulher. “Amamentar é um prazer, mas se não tiver apoio, uma rede de apoio, principalmente do seu companheiro, a mulher não dá conta. Demanda muito dela, são 24 horas. Além de cuidados, de amamentar, o bebê quer colo o tempo todo”, diz Márcia.
Ofereça apoio emocional
Márcia lembra que nem todas as mães conseguem amamentar com facilidade. Assim, os maridos devem compreendê-las e procurar ajuda profissional. “A amamentação é maravilhosa, mas tem percalços. Às vezes as pessoas não entendem a mãe que não consegue amamentar, começam com cobranças e não respeitam a decisão. Respeite a decisão da mãe em amamentar ou não.”
Esteja presente
A presença dos pais durante a amamentação é um fator importante para fortalecer os vínculos da família. Por isso, o pai deve procurar estar mais presente nessa fase de desenvolvimento do bebê. “Tire férias para ficar um mês em casa. É necessário. O pai não é uma pessoa a mais, ele é necessário”, afirma Márcia.
Com informações do Ministério da Saúde
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Whey e creatina na infância: moda perigosa ou cuidado possível?
Outro dia, ouvi uma mãe comentar na arquibancada: “Meu filho faz esporte todo dia… será que já pode tomar whey?”....
Você pode estar errando no Natal (e não tem nada a ver com presentes)
Férias começando, casa cheia, luzes piscando Eu mesmo me peguei pensando: o que ficou no Natal da minha infância? Não...
A “Lei Felça” foi aprovada. Mas você sabe proteger seu filho online?
Levantamento inédito, feito com 1800 pais, mostrou que apenas 36% já ouviram falar sobre as novas regras do ECA Digital....
Por que o possível aumento da mortalidade infantil no mundo também diz respeito ao Brasil
Depois de 25 anos de queda contínua, relatório global acende alerta de risco de retrocesso na saúde das crianças. Vacinação,...





