A experiência de levar os filhos para conhecer o trabalho dos pais

O economista Carlos Eduardo Costa fala sobre a importância de mostrar o ambiente de trabalho às crianças para que entendam melhor a rotina e a profissão dos pais

22
Mãe trabalha no computador acompanhada da filha que desenha em papel

Quando a Duda era pequena, eu era professor de ensino superior. Dava aula em cursos de graduação de duas faculdades. De segunda à quinta no final da tarde, me despedia dela dizendo que eu ia trabalhar. E voltava após as aulas e muitas vezes ela ainda estava acordada me esperando. Era só eu chegar, brincar um pouco e ela caia no sono.

Um dia, ela me perguntou o que eu fazia na faculdade e o porquê de sair toda noite. Falei que eu era professor. Ela, que já estava na escola, perguntou se eu dava aula para crianças igual a professora dela. Falei que era diferente, que eu dava aula para gente grande. Gente grande também vai na aula? Foi a pergunta dela.

Vi que eu precisaria mostrar meu trabalho para ela. Pedi para uma das coordenadoras da faculdade uma autorização e levei minha filha em um dia de aula. Foi uma farra. Ela conheceu a sala dos professores e alguns dos meus colegas. Foi até a cantina e comeu um pão de queijo. E foi para a sala de aula comigo. Não precisa dizer que ela se transformou na atração da noite. Respondeu todas as perguntas. E quando chegou em casa, disse para a mãe que o trabalho do papai era bem legal.

Mas o mais importante daquela visita, foi dar sentido para Duda do meu trabalho. O que eu fazia, para quem eu era importante, quem estava me esperando na faculdade. E depois disso, todas as vezes que eu me despedia dela, ela falava para eu dar aula direitinho.

Sempre fiz questão de mostrar para os meus filhos o que faço e porque faço. Falo para ele das alegrias que o meu trabalho proporciona.

Nesses tempos de aulas de MBA online, o João Pedro antes de dormir sempre quer dar um alô para os alunos do papai. Há alguns meses, ele foi visitar o campus da Skema, escola global de negócios, onde dou aulas para alunos estrangeiros, principalmente franceses. Ficou super empolgado ao conhecer as salas de aula e também a sala dos professores. Ainda conheceu alguns alunos da turma do semestre que estavam reunidos fazendo uma atividade em grupo. E agora, toda vez, que passa perto do prédio, fala do trabalho do papai. E você fala para o seu filho das alegrias do seu trabalho?

*Este texto é de responsabilidade do colunista e não reflete, necessariamente, a opinião da Canguru News.

LEIA TAMBÉM:

Gostou do nosso conteúdo? Receba o melhor da Canguru News semanalmente no seu e-mail.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui