Existe uma cidade que se chama Cidade dos Anjos. Literalmente. Possui tantas atrações para crianças que poderia ser a Cidade dos Anjinhos. Nossos anjinhos. Trata- se de Los Angeles, a metrópole californiana, capital do cinema.
Hollywood é apenas um de seus pontos turísticos. Andar pelo bairro, visitar o Teatro Chinês e a Calçada da Fama, na qual os artistas mais badalados deixaram suas marca e nome, bem como os estúdios onde os filmes são produzidos (a ida ao Universal Studios é imperdível) e eventualmente encontrar uma atriz ou ator famoso, para muita gente, justifica a visita. Há, contudo, mais. Muito mais.
Ali mesmo em Hollywood fica o Observatório Griffith. Ele oferece, além de refrescantes caminhadas pelo seu parque e belas vistas diurnas e noturnas da cidade, uma incursão até os confins do universo através de telescópios à disposição dos visitantes. Sem falar no show intergaláctico patrocinado pelo planetário e as exibições científicas voltadas, em especial, para o público jovem.
Para adolescentes amantes de aventuras, há uma estradinha de terra que liga o Observatório Griffith ao grande letreiro de Hollywood. No caminho, eles conhecerão a realidade da região: um deserto que o ser humano transformou em megalópole. Ali se veem plantas, lagartos e pássaros nativos que sobrevivem com pouca água. A chuva é rara. Quando eu era rapaz, escalei o letreiro. Hoje, além de ser proibido, não recomendaria a experiência: não vale o risco da queda. Para quem aprecia caminhadas menos desérticas, os cânions de Topanga e Runyon são opções de contato com a natureza. Há, também, trilhas que exploram as magníficas vistas do Pacífico. Uma chegadinha à famosa Venice Beach deve ser incluída no roteiro. Tanto pela praia quanto pelo modo de vida local, descolado e original.
No centro de Los Angeles, junto à Miracle Mile, fica o Rancho La Brea, no Hancock Park, onde o asfalto brota do solo. Essas fontes de piche viraram, durante milhares de anos, armadilhas para os animais que tentaram atravessá-las. Os esqueletos dos bichos, naturalmente bem preservados, estão no museu anexo. Não perca a visita ao Museu de Arte do Condado de Los Angeles. E, é claro, ao Museu J. Paul Getty, considerado um dos cinco melhores do mundo na atualidade. Os jardins, por si sós, são uma obra de arte.
Ao sul de Los Angeles, em Anaheim, fica a Disneylândia, a original. Ali nasceram os parques da rede que se espalhou pelo mundo. Possui algumas atrações que não se encontram em Orlando, Paris ou Tóquio. No caminho, há a pouco conhecida Knott’s Berry Farm, que serviu de inspiração para a Disneylândia, também repleta de atrações para crianças, como uma aventura marinha em quatro dimensões e muitas montanhas-russas.
Quer mais? Pois LA tem. Para descobrir, consulte, por exemplo, www.lacitytours.com.
Ao visitar Los Angeles, nossos anjos e anjinhos se sentirão em casa. A cidade tem tudo para ser o céu para eles. Um céu quase sempre azul.
LUÍS GIFFONI
é cronista, romancista e palestrante. Autor de 26 livros, tem nas viagens uma de suas paixões. Nelas aprende a diversidade do mundo e das pessoas, experiência que acaba traduzindo em suas obras. Neste espaço, dá dicas sobre como aproveitar o mundo com os pequenos.
Contato: [email protected]