Por Daniele Franco– Do latim creare, que significa “produzir”, “erguer”, a palavra criança traz um dos principais sentidos da infância em sua etimologia. E é por meio das brincadeiras que as crianças mais constroem seus mundos.
Brincar é mais do que uma maneira de se divertir e traz inúmeros benefícios, como explica Tatiana de Azevedo Camargo, coordenadora de projetos do Museu dos Brinquedos: “A brincadeira é a forma que a criança usa para representar sua visão do mundo adulto. É nela que os valores são primariamente reproduzidos e são trabalhadas habilidades motoras e de liderança e interatividade”.
Aos pais, cabe garantir o momento da brincadeira. “Reservar um tempo para brincar com os filhos deve ser uma obrigação para pensar já no momento em que a pessoa se dispõe a se tornar pai ou mãe”, diz Tatiana. Para ela, a hora da brincadeira é tão necessária quanto a hora de tomar banho ou almoçar.
E como os pais podem administrar o tempo para dar conta de encaixar essas atividades em sua rotina? Escolher uma brincadeira que seja simples, que não bagunce demais a casa nem exija muitos acessórios pode ajudar. Veja a seleção da Canguru de sete jogos com esse perfil e que podem divertir mesmo em poucos minutinhos.
Leia também: Um kit com 40 brincadeiras para fazer em casa com as crianças
#1 ADEDANHA
Além de divertida, essa brincadeira ainda é educativa, já que ensina novas palavras para as crianças e as estimula a utilizar as que já conhecem. Uma letra é definida e os participantes precisam pensar em palavras de várias categorias (nomes próprios, frutas, animais, cidades, partes do corpo humano etc.) começadas por aquela letra. Se as crianças são pequenas, pode-se brincar trocando a escrita pela fala.
#2 ESCONDE-ESCONDE
Para grandes ou pequenos, essa brincadeira é garantia de diversão e alegria. Os móveis servem de esconderijo perfeito para quem vai brincar dentro de casa.
#3 OS ANIMAIS
Nesse jogo, um adulto comanda, dizendo qual animal a criança deve imitar, como “o sapo pula” ou “o cachorro late”. É uma brincadeira que pode ser feita com crianças bem pequenas, de 3 anos, por exemplo.
#4 ADIVINHAÇÃO
Brincar de adivinhar com os pequenos também é uma atividade educativa. Os pais podem descrever características de alguém, de um animal ou de um objeto e estimular a imaginação das crianças.
Leia também: Como brincar com as crianças com nossa rotina tão atribulada? 7 boas ideias!
#5 CAÇA AO TESOURO
Nessa brincadeira, os pais escondem algum objeto para as crianças procurarem. É a hora de elas usarem a imaginação e até se fantasiarem para a caçada, se houver um tempo maior. Que tal vestir a meninada de pirata, por exemplo? As fantasias podem ser montadas em casa mesmo, com acessórios simples, como lenços, chapéus e óculos coloridos.
#6 ESTÁTUA
Aqui você só precisa de uma música para fazer a diversão da criança. Coloque um som para que ela dance. Depois, dê uma pausa na música — nesse momento a criança precisa ficar parada igual a uma estátua.
#7 MÍMICA
Não pode soltar um pio! A mímica ajuda as crianças a expressarem mensagens e pensarem maneiras criativas de passá-las, além de exercitar a capacidade motora e intelectual dos pequenos.
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!