Artigos
Espetáculo infantil online aborda a saga de uma criança refugiada
Em celebração ao Dia Mundial do Refugiado, comemorado neste domingo (20), será exibido online o espetáculo infantil “Qual o meu nome, mamãe?”, inspirado no livro “My Name is not Refugee”, da ilustradora inglesa Kate Milner.
O evento é promovido pela Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) Brasil e será exibido online, às 11h, no canal do Youtube do grupo “Cegonha Bando de Criação” que apresenta a obra. Após a transmissão está prevista uma roda de conversa sobre infância e refúgio, com a participação de representantes do ACNUR, do Grupo Mulheres do Brasil, e de convidados.
A peça conta a saga de um menino e de sua mãe, desde quando deixam seu país de origem, até conseguir proteção em um novo lugar. A ideia do espetáculo é promover uma discussão sobre o tema do deslocamento forçado pelo olhar da criança. Para tanto, o grupo carioca – que tem direção de Miguel Araujo, ator e manipulador de bonecos, e Vida Oliveira, diretora e dramaturga – investe na mistura de linguagens, usando elementos de circo, poesia, teatro de animação e animação digital em mapping.
Dos palcos para as telas
O espetáculo no formato original de 45 minutos foi lançado em 2019, com temporadas no teatro Maria Claro Machado e em unidade do Sesc, ambos no Rio de Janeiro. Em 2020, teve suas apresentações suspensas devido à pandemia da Covid-19, o que motivou a companhia Cegonha a fazer uma nova adaptação da peça para a linguagem audiovisual, formato que poderá ser conferido nesta exibição e no lançamento da temporada online, prevista para julho.
Serviço:
Espetáculo infantil – Qual o Meu Nome, Mamãe?
Direção de Vida Oliveira e produção da Cia Cegonha Bando de Criação.
Duração: 18 min
Dia 20 de Junho (domingo) às 11h pelo Youtube do ACNUR Brasil e do Cegonha Bando de Criação
Realização: ACNUR, Grupo Mulheres do Brasil e Cia Cegonha Bando de Criação.
Leia também: Crianças refugiadas no Brasil publicam livros
Veja abaixo leitura em inglês do livro
[mc4wp_form id=”26137″]
Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Guerreiras do K-Pop: Entenda o que levou uma escola a proibir crianças de cantarem músicas do desenho que virou febre
Direção de uma escola primária britânica enviou uma carta aos pais, explicando que os alunos não poderiam mais referir-se à...
Verão, piscina e mar: como proteger as crianças de otites?
Com mais calor, umidade e horas na água, aumentam os casos de otites externas — a famosa “otite de verão”....
Adolescente de 17 anos cria IA que pode ajudar a detectar abuso infantil
Tecnologia identifica sinais suspeitos em vídeo e pode ser aliada na proteção de crianças e adolescentes. Projeto começou como resposta...
Balões gigantes invadem o Minhocão, em evento natalino gratuito, em SP
Inspirado nas paradas de Natal dos Estados Unidos, o FelizCidade transforma o elevado em um espetáculo de cores, música e...





