Durante este período de isolamento social, muitas vezes os pais percebem estar sem ideias de atividades para realizarem com os filhos. Mas há muitas brincadeiras que podem ser feitas em casa, utilizando os próprios materiais disponíveis – como, por exemplo, os materiais escolares. A STAEDTLER Brasil, fabricante alemã de materiais de escrita, pintura e desenho, sugere quatro brincadeiras diferentes que usam os materiais escolares. As sugestões estimulam a criatividade e a imaginação, proporcionam experiências sensoriais e trabalham a coordenação motora das crianças. É importante que todas as atividades sejam realizadas com a supervisão e a ajuda de um adulto.
Veja abaixo dicas de brincadeiras que utilizam os materiais escolares:
- Borboleta Colorida
Auxilia a coordenação motora e incentiva a criatividade dos pequenos.
Materiais:
- Folhas de papel
- Giz de cera ou lápis de cor
- Tesoura
- Fio aramado (ou outro material para as antenas)
- Cola
- Fitas de papel crepom
- Fita crepe
- Fio ou corda para pendurar
Modo de fazer:
É só pintar dois modelos iguais de borboleta, com o mesmo tamanho, e recortar os dois desenhos (é possível procurar modelos para imprimir e colorir na internet ou desenhar as borboletas do zero). No verso de um dos desenhos de borboleta, é preciso colar as fitas de papel crepom na parte de baixo (com a cola) e dois pedaços de fio aramado na parte de cima (com a fita crepe), para fazer as antenas. Cole também um pedaço de corda (com fita crepe) para pendurar a borboleta. Feito tudo isso, cole o outro desenho de borboleta em cima, fazendo com que a borboletinha fique linda dos dois lados. E pendure onde quiser.
Leia também – Controlar o tempo de uso das telas é inútil
- Aquário com efeito 3D
Auxilia na coordenação motora, permite experiências sensoriais e incentiva a criatividade dos pequenos.
Materiais:
- Tintas
- Cartolina A3
- Esponja de pintura
- Tesoura
- Folha de papel A4
- Escova de dentes
- Espuma adesiva dupla face
Modo de fazer:
Com a esponja de pintura, pegue tinta azul escuro e aplique com batidinhas na cartolina A3, sem preenchê-la por completo. Pegue outros tons de azul e vá dando batidinhas nos espaços em branco. Faça isso com vários tons, até preencher toda a cartolina. Deixe secar. Enquanto isso, desenhe diferentes peixes na folha A4 e recorte-os. Para pintá-los, salpique tintas da sua preferência com a ajuda de uma escova de dentes. Depois de secos, cole um pedacinho de espuma adesiva dupla face na parte de trás de cada um. Por fim, cole os peixes na tela azul e eles estão prontos para nadar.
- Dominó de imagens
Auxilia na precisão da pintura, motricidade fina ao recortar e colar e reconhecimento de formas e figuras.
Materiais:
- Folha A4
- Lápis de cor
- Tesoura
- Cola bastão
- Cartolina
Modo de fazer:
É preciso imprimir o modelo de cartas de dominó, disponível neste link. Depois, é só pintar, recortar as peças e colar cada uma em um pedaço de cartolina ligeiramente maior, como visto na imagem, para que as peças fiquem firmes. E aí as crianças já podem jogar dominó!
Leia também – Mais da metade das crianças come em frente à TV, mostra pesquisa da Unifesp
- Foguete multicolorido
Auxilia a coordenação motora e a criatividade dos pequenos.
Materiais:
- Caixas grandes de papelão
- Fita crepe
- Estilete
- Chave de fenda
- Régua
- Fita métrica
- Corda/fio/barbante (cerca de 2m de comprimento)
- Lápis de cor
Modo de fazer:
Desenhe uma escotilha em forma de U na frente da caixa e corte ao redor da forma de U com o estilete (essa parte deve ser feita por um adulto). Depois, abra a escotilha com cuidado, para criar uma dobra no topo. Ao dobrar o papelão neste ponto, a escotilha abrirá e fechará com facilidade.
Com outros pedaços de papelão, faça outras peças do foguete. Para o telhado, corte quatro triângulos grandes de tamanhos iguais e junte-os no formato de telhado com fita crepe. Recorte as caudas e as chamas das caudas, seguindo os modelos da imagem. Com lápis de cor, desenhe e pinte o foguete todo, incluindo as peças individuais. Depois, fixe esses componentes individuais à fuselagem do foguete usando fita crepe.
Cole um círculo de papelão pequeno em um círculo maior. Faça um furo através de ambos os círculos com uma chave de fenda (essa parte deve ser feita por um adulto). Faça um furo no foguete, logo abaixo do telhado, e cole os círculos ali, alinhando os furos. Faça outro círculo, cole no meio da parte inferior da escotilha, e faça um furo no círculo e na escotilha (todos os furos devem ser feitos por um adulto). Passe o fio de modo a ligar os furos, dando nós na parte de dentro da fuselagem. E está pronto para brincar!
Quer receber mais conteúdos como esse? Clique aqui para assinar a nossa newsletter. É grátis!