O debate sobre o racismo no espaço escolar é essencial para promover a inclusão e o respeito à diversidade na sociedade, contribuindo para a formação de cidadãos mais conscientes e preparados para atuar em um mundo plural.
Com o intuito de ampliar a discussão sobre o assunto, foi lançado em agosto o “Guia de Atividades – Caminhos para uma Educação Antirracista”, voltado a estudantes, docentes, coordenadores pedagógicos e gestores escolares.
O guia é um desdobramento da websérie “Afrocaminhos: Juventudes Negras e Educação“, que aborda temas como identidade negra, educação antirracista e promoção da diversidade nas escolas, e traz atividades práticas e reflexões que podem ser incorporadas ao cotidiano escolar, nas reuniões pedagógicas, aulas regulares e encontros com as famílias.
Produzido pelo Instituto Unibanco, em parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), o material possui dois blocos: um, com ações que podem ser feitas em parceria com o corpo docente e a comunidade escolar, e outro voltado para professores, com atividades práticas para sala de aula. Nessa segunda parte, as sugestões estão organizadas por área do conhecimento, em diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Entre os assuntos abordados no documento, há falas e discussões sobre identidade racial, racismo no espaço escolar e ações afirmativas debatidas por pesquisadoras da ABPN e de especialistas como Zara Figueiredo, secretária de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (SECADI/MEC).
LEIA TAMBÉM:
Confira a sinopse dos episódios da websérie, que são utilizados como ferramenta pedagógica para as propostas do guia:
- Descobrir-se negro: o papel da escola no reconhecimento racial. Neste episódio, sobre a questão da identidade racial, os estudantes relatam processo de autoidentificação racial, fortalecimento da identidade negra e autoafirmação.
- Escola antirracista: representatividade importa. O episódio aborda o racismo presente no espaço escolar e o processo de compreensão da sua existência pelos estudantes negros. Além disso, reflete sobre seu impacto na trajetória acadêmica desses estudantes e o papel da escola no enfrentamento do racismo.
- O lugar das relações étnico-raciais na escola. Discute a relação entre fortalecimento da identidade negra e a construção de perspectivas de futuro que contemplem o acesso à universidade.
- Ações afirmativas e o direto à educação da população negra. A importância das políticas afirmativas na educação básica e no Ensino Superior é o tema do episódio. Trata da Lei de Cotas, de políticas de permanência na universidade e da Lei 10.639/2003.
- Fazer ciência com consciência racial. O processo de apagamento das contribuições das populações afro para a ciência, a dificuldade de ingresso no Ensino Superior e os desafios para permanência enfrentados pelos estudantes negros são temas do episódio. Este destaca a importância de termos mais pesquisadores e cientistas negros.