7 habilidades para criar filhos resilientes 

No livro “Prósperos”, a psicóloga educacional Michele Borba explica como trabalhar nas crianças características para que enfrentem adversidades e tenham sucesso na vida

207
Menino levanta braços para cima celebrando alguma vitória com taça na mão
Autora aponta características comuns a crianças “vencedoras”
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais
Buscador de educadores parentais

“O autocontrole é como um músculo que se fortalece quando exercitado regularmente.” A afirmação é da psicóloga educacional norte-americana Michele Borba, autora de Prósperos: os motivos surpreendentes pelos quais algumas crianças lutam e outras brilham, que acaba de ser lançado no Brasil pela nVersos Editora. Na obra, ela destaca sete traços de caráter encontrados em crianças resilientes, que devem ser trabalhados desde a pré-escola até o ensino médio, para ajudá-las a lidar com uma mentalidade de cobranças excessivas e sucesso a qualquer custo. 

Renomada professora e consultora de parentalidade, que já lançou 24 livros nessa área, Michele afirma que a sociedade cultiva características erradas aos pequenos, e isso tem resultado em jovens que, apesar de altamente produtivos, sentem-se constantemente insuficientes. Ela propõe no livro um novo olhar sobre o desenvolvimento infantil, focado na felicidade e no bem-estar como pilares essenciais para a prosperidade.

LEIA TAMBÉM:

Segundo Michele, os alunos de alto desempenho com quem ela fala todos os dias são mais realizados, mais bem-educados e mais privilegiados. Mas eles estão mais estressados, infelizes e lutando contra a ansiedade, a depressão e o esgotamento em idades cada vez menores. 

A autora entrevistou mais de 100 jovens e descobriu que a diferença entre aqueles que lutam e aqueles que têm sucesso não se resume a notas ou pontuações em testes, mas a sete características que diferenciam os “vencedores” e os preparam para a felicidade e maiores realizações mais tarde na vida. 

Conheça abaixo um pouco mais de cada uma das sete características relacionadas à resiliência que a autora considera essenciais para criar crianças felizes e saudáveis. 

  1. Autoconfiança: incentiva as crianças a reconhecerem suas forças e aceitarem as fraquezas, ajudando-as a encontrar o melhor caminho para o sucesso na vida. 
  1. Empatia: ensina a reconhecer e entender os sentimentos e necessidades dos outros, desenvolve também relacionamentos saudáveis. 
  1. Autocontrole: ajuda a pensar com clareza, controlar emoções intensas e reduzir o estresse, capacitando-as a enfrentar qualquer desafio. 
  1. Integridade: fomenta a adoção de valores éticos, desenvolve um código moral sólido para guiar as relações. 
  1. Curiosidade: estimula a abertura a novas possibilidades, aquisição de conhecimentos, descobertas e criatividade, inspira a seguir sonhos. 
  1. Perseverança: encoraja a persistência diante das dificuldades, ensina que é possível aprender com os erros. 
  1. Otimismo: proporciona ferramentas para enfrentar desafios com uma perspectiva positiva, afasta a depressão e oferece sentido para a vida. 

Além de testes práticos, o livro traz histórias inspiradoras de crianças e adolescentes que, com o apoio dos pais, superaram desafios significativos, como racismo, déficit de atenção, abuso e problemas físicos. Cada uma dessas particularidades é detalhada em capítulos repletos de estratégias práticas, baseadas em evidências científicas, que podem ser facilmente ensinadas às crianças em todas as etapas do desenvolvimento. 

Verônica Fraidenraich
Editora da Canguru News, cobre educação há mais de dez anos e tem interesse especial pelas áreas de educação infantil e desenvolvimento na primeira infância. Tem um filho, Martim, sua paixão e fonte diária de inspiração e aprendizados.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor, deixe seu comentário
Seu nome aqui