Artigos
6 brincadeiras natalinas para trabalhar habilidades motoras e cognitivas
O clima festivo de fim de ano é uma ótima oportunidade para promover brincadeiras natalinas com as crianças que trabalham aspectos como a concentração e a coordenação motora e cognitiva. Tarefas como recortar papéis, costurar enfeites e montar presentes, ao mesmo tempo que divertem os pequenos, servem de estímulo ao seu desenvolvimento, sendo também indicadas para crianças neurodiversas.
Abaixo, a neuropsicóloga Bárbara Calmeto, diretora do Autonomia Instituto, preparou uma série de dicas que ajudam a envolver as crianças no clima natalino, por meio do uso de materiais simples como figuras para colorir, materiais recicláveis, tesoura e cola. Mãos à obra!
Costurar enfeites
O alinhavo é uma atividade que desperta a concentração, a criatividade e a coordenação motora das crianças. Além disso, ao manusear os materiais, a costura auxilia na coordenação mão-olho, estimula a percepção espacial, a compreensão de causa e efeito e o pensamento crítico, entre outras habilidades.
Recortar papéis
Que tal recortar papéis coloridos ou nas cores das festas para jogar para o alto com toda a família? Ao usar a tesoura, os pequenos desenvolvem habilidades motoras e cognitivas, incluindo estabilidade na postura, percepção visual, orientação espacial, consciência corporal e força muscular.
Montar e encaixar presentes
Os brinquedos de encaixe e blocos de montar são excelentes para praticar movimentos, ensinar noções de equilíbrio e educar sobre cores e formas. Eles também ajudam no desenvolvimento motor e na compreensão espacial das crianças. Ainda, estimulam a curiosidade e oferecem versatilidade para montar, construir ou encaixar, fazendo do aprendizado uma aventura natalina.
LEIA TAMBÉM:
Ler histórias e ouvir músicas temáticas
Explorar livros ilustrados sobre o Natal e o Ano Novo e incluir momentos de escuta de músicas festivas pode ser muito útil para estimular a compreensão visual e auditiva.
Preparar receitas natalinas simples
Envolver a criança na preparação de doces ou biscoitos temáticos, seguindo instruções visuais simples, é uma das brincadeiras natalinas que permite estimular habilidades culinárias e a interação em atividades familiares.

Criar cartões de Natal e mensagens para o Ano Novo
Vale ainda incentivar a confecção de cartões de felicitações personalizados, utilizando colagens, desenhos ou pinturas, para enviar aos familiares e amigos.
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Caru: a primeira inteligência artificial criada para apoiar mães na vida real
Imagine ter uma rede de apoio disponível 24 horas por dia, direto no WhatsApp, pronta para responder às dúvidas do...
Já ouviu falar na regra 2-2-2? Dica simples pode salvar seu relacionamento
Com trabalho, filhos, compromissos e mil coisas na cabeça, se organizar para garantir um tempo de qualidade a dois é...
10 nomes de menina discretamente inspirados na Disney (e fáceis de usar no Brasil)
Como Moana e Elsa talvez fiquem muito evidentes, selecionamos opções menos óbvias, mas que têm relação com as personagens. Confira!
Co-parentalidade sem relacionamento amoroso ganha espaço: você toparia?
Aplicativos que conectam pessoas interessadas em ter filhos sem vínculo amoroso crescem e ampliam o debate sobre novos modelos de...






