Artigos
3 escolhas sábias para que os adolescentes tenham sucesso na vida
Estabelecer uma conexão emocional duradoura com os filhos na adolescência é fundamental para que cresçam seguros e emocionalmente saudáveis. Os pais devem servir de exemplo e orientar os filhos para que tomem decisões baseadas em fatos e conhecimentos – essa é uma das sugestões da obra recém-lançada Escolha a grandeza: 11 decisões que exigem coragem e força, escrita pelo antropólogo Gary Chapman, autor de mais de 30 livros, entre os quais o best-seller As cinco linguagens do amor, e por Clarence Shuler, presidente da Building Lasting Relationships, organização voltada para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
No livro, Gary Chapman partilha sua experiência como conselheiro de adolescentes e convida o leitor a acompanhar uma espécie de bate-papo com aquele que foi um de seus casos mais paradigmáticos: Clarence Shuler, rapaz cuja vida sintetizava uma adolescência tumultuada. Clarence teve a vida transformada por meio da amizade com Chapman e, hoje, é também conselheiro, autor e palestrante reconhecido.
“Ao refletir sobre as centenas de pessoas que aconselhamos ao longo dos anos, ambos estamos convencidos de que as decisões tomadas entre as idades de 11 e 16 anos determinarão significativamente a vida que um homem experimenta depois de se tornar adulto. É por isso que escrevemos este livro para jovens que se encontram nessa fase tão importante da vida”, explicam os autores em um dos trechos da publicação.
A partir de onze temas-chave ou “decisões sábias”, a obra trabalha assuntos como estudos, tecnologia, namoro, sexo, vício, amizades e espiritualidade, entre outros tópicos, em uma linguagem adaptada ao estágio de desenvolvimento que os adolescentes vivenciam.
Segundo os autores, a obra serve para presentear o filho menino, pré-adolescente e adolescente, apresentando princípios sólidos que os motivarão a desenvolver o seu potencial, mas também funciona como uma fonte de insights para que os pais possam estabelecer conversações produtivas e empáticas.
A seguir, veja algumas das sugestões dos autores para os jovens de hoje.
- Escolha buscar a sabedoria nos pais ou em adultos confiáveis para não correr o risco de tomar decisões apenas com base nos próprios sentimentos e, não em fatos. Segundo os autores, a sabedoria do pai e da mãe ajudarão os filhos a evitar caminhos destrutivos, relacionados a drogas e outros vícios.
- Escolha fazer a tecnologia trabalhar ao seu favor. Para Chapman, por meio da tecnologia os adolescentes terão acesso ao mundo – tanto o que há de bom quanto o que há de ruim. Logo, é importante usar esse recurso não só para diversão como ver filmes, ouvir música ou jogar videogames, mas também para aprender lições do passado e sonhar sobre como fazer do mundo um lugar melhor. Os autores ressaltam que é necessário aproveitar a tecnologia ao máximo, mas saber como ela pode enriquecer a vida de forma saudável.
- Escolha construir amizades diversificadas, respeitando a todos. Há muitos benefícios em desenvolver amizades interculturais ou interraciais: um deles é que aprendemos a ver as pessoas como indivíduos e não simplesmente como nativos, asiáticos, africanos, hispânicos ou anglo-americanos, afirmam os escritores.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Você é o “cérebro da casa”? Como a carga mental tem adoecido as mães
Pesquisas mostram que as mulheres seguem responsáveis pela maior parte do trabalho invisível, mesmo quando trabalham fora. Reconhecer essa divisão...
FIV impulsiona recorde de maternidade solo entre mulheres de 40 anos. É o seu caso?
Mulheres que decidem ter filhos, sem ter necessariamente um companheiro para realizar esse sonho em conjunto, têm recorrido à reprodução...
Projeto de Lei pretende priorizar férias dos pais com férias escolares. O que falta para ser aprovado?
Proposta em tramitação no Congresso pretende dar prioridade a trabalhadores para tirar férias no mesmo período das férias escolares, mas...
Material escolar: mesmo item pode variar quase 280% no preço
Pesquisa do Procon-SP mostra diferenças expressivas nos valores de itens básicos da lista escolar e reforça a importância de comparar...







