Artigos
3 escolhas sábias para que os adolescentes tenham sucesso na vida
Estabelecer uma conexão emocional duradoura com os filhos na adolescência é fundamental para que cresçam seguros e emocionalmente saudáveis. Os pais devem servir de exemplo e orientar os filhos para que tomem decisões baseadas em fatos e conhecimentos – essa é uma das sugestões da obra recém-lançada Escolha a grandeza: 11 decisões que exigem coragem e força, escrita pelo antropólogo Gary Chapman, autor de mais de 30 livros, entre os quais o best-seller As cinco linguagens do amor, e por Clarence Shuler, presidente da Building Lasting Relationships, organização voltada para o desenvolvimento de relacionamentos saudáveis.
No livro, Gary Chapman partilha sua experiência como conselheiro de adolescentes e convida o leitor a acompanhar uma espécie de bate-papo com aquele que foi um de seus casos mais paradigmáticos: Clarence Shuler, rapaz cuja vida sintetizava uma adolescência tumultuada. Clarence teve a vida transformada por meio da amizade com Chapman e, hoje, é também conselheiro, autor e palestrante reconhecido.
“Ao refletir sobre as centenas de pessoas que aconselhamos ao longo dos anos, ambos estamos convencidos de que as decisões tomadas entre as idades de 11 e 16 anos determinarão significativamente a vida que um homem experimenta depois de se tornar adulto. É por isso que escrevemos este livro para jovens que se encontram nessa fase tão importante da vida”, explicam os autores em um dos trechos da publicação.
A partir de onze temas-chave ou “decisões sábias”, a obra trabalha assuntos como estudos, tecnologia, namoro, sexo, vício, amizades e espiritualidade, entre outros tópicos, em uma linguagem adaptada ao estágio de desenvolvimento que os adolescentes vivenciam.
Segundo os autores, a obra serve para presentear o filho menino, pré-adolescente e adolescente, apresentando princípios sólidos que os motivarão a desenvolver o seu potencial, mas também funciona como uma fonte de insights para que os pais possam estabelecer conversações produtivas e empáticas.
A seguir, veja algumas das sugestões dos autores para os jovens de hoje.
- Escolha buscar a sabedoria nos pais ou em adultos confiáveis para não correr o risco de tomar decisões apenas com base nos próprios sentimentos e, não em fatos. Segundo os autores, a sabedoria do pai e da mãe ajudarão os filhos a evitar caminhos destrutivos, relacionados a drogas e outros vícios.
- Escolha fazer a tecnologia trabalhar ao seu favor. Para Chapman, por meio da tecnologia os adolescentes terão acesso ao mundo – tanto o que há de bom quanto o que há de ruim. Logo, é importante usar esse recurso não só para diversão como ver filmes, ouvir música ou jogar videogames, mas também para aprender lições do passado e sonhar sobre como fazer do mundo um lugar melhor. Os autores ressaltam que é necessário aproveitar a tecnologia ao máximo, mas saber como ela pode enriquecer a vida de forma saudável.
- Escolha construir amizades diversificadas, respeitando a todos. Há muitos benefícios em desenvolver amizades interculturais ou interraciais: um deles é que aprendemos a ver as pessoas como indivíduos e não simplesmente como nativos, asiáticos, africanos, hispânicos ou anglo-americanos, afirmam os escritores.
LEIA TAMBÉM:
[mc4wp_form id=”26137″]
Canguru News
Desenvolvendo os pais, fortalecemos os filhos.
VER PERFILAviso de conteúdo
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita. O site não se responsabiliza pelas opiniões dos autores deste coletivo.
Veja Também
Uma avalanche de fake news sobre autismo e por que isso é preocupante
Foi o que descobri ao ler um estudo da organização Autistas Brasil, em parceria com o DesinfoPop da FGV. O...
10 melhores destinos do país para viajar com as crianças nas férias
Nas férias de final e início de ano, muitas famílias aproveitam alguns dias de folga para viajar em busca de...
Matrícula e mensalidade escolar: hora de buscar bons descontos
Vem chegando um período do ano muito importante para quem tem filhos nas escolas, principalmente em escolas particulares. Sendo o...
Quando a escola machuca: por que alunos negros ainda sofrem três vezes mais bullying?
Um estudo recente do Instituto Ayrton Senna, feito com quase 90 mil estudantes brasileiros, trouxe números que precisamos e devemos...







