120 anos de Beagá: nossos cantinhos favoritos para passear com os pequenos

    202
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Buscador de educadores parentais
    Colunistas da Canguru contam quais são seus locais preferidos para passear com as crianças na cidade, que faz aniversário de 120 anos no dia 12 de dezembro. Inspire-se!

    Por Rafaela Matias

    mosaico_cartoespostaisBH770-590.jpg (179 KB)
    Lagoa da Pampulha, Praça JK, Parque das Mangabeiras, Praça Nova York e bairro Cidade Jardim

     

     

    Lagoa da Pampulha

    “A Lagoa da Pampulha é o meu lugar preferido em Beagá. Um passeio pela orla remete a lembranças queridas da minha infância: pedaladas, voltas na lagarta do Parque Guanabara, domingos de clássico no Mineirão, fotos em família em frente à Igrejinha e inúmeras buscas pelo famoso jacaré… A Pampulha também é palco de brincadeiras das minhas fi lhas, Cecília e Olivia. Nos mais diversos cenários do seu entorno – praças, parques, museus. Estamos sempre por lá, curtindo a nossa cidade ao ar livre.”

    – Flávia Pellegrini, mãe de Cecilia, 7 anos, e Olivia, 3 anos

    SOBRE O LOCAL: Cartão-postal de Belo Horizonte, a Lagoa da Pampulha faz parte de um dos principais complexos representantes da modernidade arquitetônica no Brasil dos anos 40. O projeto de Oscar Niemeyer é rodeado por painéis de Candido Portinari, esculturas de Ceschiatti, Zomoiski e José Pedrosa e paisagismo de Roberto Burle Marx. O seu conjunto arquitetônico recebeu, no ano passado, o importante título de Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO.

    Avenida dos Bandeirantes

    “Adoro passear pela Bandeirantes com meu filho, André. Aos domingos, a avenida vira um grande corredor para o pessoal caminhar, andar de skate, patins e bicicleta. Ela e a Praça JK viram uma coisa só.”

    – Leo Cunha, pai do André, de 9 anos, e Sofia, de 17

    SOBRE O LOCAL: A construção dessa via, uma das principais da cidade, terminou em 1979. Aos domingos, uma das faixas do corredor fica fechada para a passagem de carros, da Praça JK até a Praça da Bandeira, das 8h às 15h.

    Praça JK

    “Um espaço que eu sempre frequentei e para o qual, hoje, vira e mexe levo meus pequenos para passear. Um parque que todo mundo chama de praça. Lugar completo para passar uma manhã inteira: dá pra andar de bicicleta, correr no gramadão, aproveitar os brinquedos e até tomar água de coco no final.”

    – Miriam Barreto, mãe de Sara, 6, e Raul, 2

    SOBRE O LOCAL: A Praça JK foi fundada em julho de 1990, quando era chamado de Parque do Acaba Mundo. Ocupa uma área de 28 mil m² e tem quadra de futebol, equipamentos de ginástica, pista de caminhada e brinquedos. Fica na Avenida dos Bandeirantes, 240, no Sion.

    Parque das Mangabeiras

    “Meu lugar preferido em Beagá é o Parque das Mangabeiras. Tem cheiro de mato, abriga espécies exclusivas de animais e vegetais, tem ar puro, tem riachos ainda límpidos e tem, ainda, a beleza da Serra do Curral, nosso símbolo tão agredido pelo míope interesse financeiro. Dentro do parque, a cidade respira a paz que a caracterizava.”

    – Luís Giffoni, avô de Luiza, 12; Giulia, 10; Marina, 9; Vitor, 7; Maria, 6; e Teresa, 3

    SOBRE O LOCAL: Criado em 1982, o parque é hoje a maior área verde da cidade e um dos mais importantes redutos ecológicos de Minas. O projeto paisagístico assinado por Roberto Burle Marx é rodeado por 2,3 milhões de metros quadrados de matas nativas. Além de trilhas para apreciar os animais silvestres, o local oferece quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos, arenas para shows e teatros e pista de skate. O parque está localizado na Avenida José do Patrocínio Pontes, 580, no bairro que dá nome ao local. O telefone de contato é 3277-8277.

    Praça Nova York

    “Como a praça fica próximo à nossa casa, fazemos dela uma espécie de quintal – com o benefício de ter outras pessoas, em um espaço coletivo e gostoso. É onde o Fran pode andar de bicicleta e se divertir ao ar livre. Já eu gosto de meditar ali. É um dos lugares mais vivos dentro do bairro Sion, cheio de crianças brincando, com muita energia. É o nosso lugar predileto.”

    – Cris Guerra, mãe de Francisco, de 10 anos

    SOBRE O LOCAL: Localizada em uma das entradas do bairro Sion, o espaço fica repleto de crianças, praticantes de atividades físicas e moradores passeando com seus pets. Equipamentos de ginástica, brinquedos e parquinho fazem parte da infraestrutura.

    Bairro Cidade Jardim

    “Foi na Avenida Prudente de Morais, que fica fechada para o lazer aos domingos, que ensinamos o Felipe a andar de bicicleta sem rodinha. Ali, ele também começou a aprender a andar de skate e de patins. Sempre aproveitamos o passeio para dar uma volta no Museu Histórico Abílio Barreto e para brincar na Praça Professor Godoy Betônico. O bairro é muito arborizado, cheio de construções modernas das décadas de 40 e 50 que gostamos de apreciar.”

    – Bebel Soares, mãe de Felipe, de 8 anos

    SOBRE O LOCAL: O bairro foi planejado, entre as décadas de 40 e 50, com o intuito de garantir um espaço destinado à classe alta da capital. Foram construídas moradias elegantes e modernas – muitas delas existentes até hoje. Uma das principais atrações é o Museu Histórico Abílio Barreto, inaugurado em 1943. Ele guarda uma parte significativa da história da capital mineira, no interior de um casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão. Na área externa, ainda estão conservados os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, alguns dos principais meios de transporte da antiga Beagá.

     

     Facebook-01.png (83 KB) Instagram-01.png (104 KB)

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor, deixe seu comentário
    Seu nome aqui