por que faz sentido aprender?

A letra cursiva na era digital:

A neurociência já comprovou que a escrita à mão melhora as conexões neurais, aprimora a psicomotricidade, a atenção, a linguagem e a memória. 

Mas com o avanço da tecnologia e uma legião de nativos digitais, sempre surge o debate entre educadores e médicos sobre o sentido de aprender caligrafia.

Veja  a seguir 6 razões que explicam a importância de escrever à mão.

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A letra cursiva estimula o cérebro de uma forma que a digitação e a letra bastão não conseguem, explicam os especialistas. É por meio da escrita, com a letra cursiva, que as crianças fazem conexões neurais, ligam os dois hemisférios do cérebro, aprimorando a atenção, a linguagem e a memória.

Conexões neurais

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Com a prática, a letra cursiva pode ser uma forma ágil de escrever, mas não é tão rápida quanto a digitação. Dessa forma, o cérebro tem mais tempo de interpretar o conteúdo, o que garante uma maior compreensão do texto. Portanto, o uso da letra cursiva promove a reflexão sobre o que está sendo escrito e uma melhor retenção do conteúdo.

Retenção de informações

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O uso da letra cursiva contribui para manter a linearidade do pensamento. As crianças registram o pensamento que vem à tona. Com o treino, a escrita fica fluida e eficiente, contribuindo para a concentração e o foco.

Pensamento mais linear

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De acordo com neurocientistas, digitar não requer a mesma coordenação motora necessária para aprender a letra cursiva. O manuseio do lápis contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, que se refere à capacidade de utilizar os dedos e as mãos de forma precisa. O traçado das letras demanda atenção e uso da memória muscular.

Psicomotricidade e memória muscular

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A letra cursiva pode trazer um melhor resultado para as crianças pela segmentação clara das  palavras, uso de letras maiúsculas e minúsculas. Esses detalhes nos movimentos criam uma memória motora e desenvolvem a psicomotricidade. 

Avanços no aprendizado

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O estudo “High-performance brain-to-text communication via handwriting”, publicado  na revista Nature, mostrou o desenvolvimento de um instrumento que permite recuperar a comunicação de pessoas que perderam a capacidade de falar ou de se mover. Ao mentalizar movimentos feitos com a escrita cursiva, o equipamento decodifica a atividade neural e a traduz em texto em tempo real. 

Recuperação da capacidade motora e de fala