7 brincadeiras para mais interação e menos tecnologias

Férias à vista!

Em tempo de férias escolares, haja criatividade para entreter as crianças!

Brincar junto, cozinhar e até mesmo dividir tarefas domésticas favorecem a interação e o vínculo em família.

”O vínculo com os pais serve de suporte à resiliência emocional da criança, isto é,  a capacidade dela enfrentar desafios de forma construtiva"

Para além dos eletrônicos, veja opções interessantes para explorar nas férias com as crianças.

— Adriana Drulla, mestre em psicologia positiva.

Peça ajuda às crianças para organizar cantos de brincar, separados por temas. Por exemplo, massinhas, dinossauros, bonecos, objetos antigos da casa (telefones, teclados etc.), lápis e tintas coloridas para pintar.

Cantos de brincadeiras

Envolver as crianças no preparo de biscoitos, bolos e outras receitas pode ser bem divertido. É uma maneira também de fazer com que mexam com medidas e quantidades, provem novos sabores e criem hábitos alimentares saudáveis.

Juntos na cozinha

Caixas, potes, tampas, lençóis, papéis ou pregadores de roupa, podem virar uma grande construção, uma cabana, um circuito de desafios.  ”As criança precisam de tempo para imaginar, criar e recriar, diz a professora de educação física Bárbara Travassos Barreto, do Colégio Franciscano Pio XII, de São Paulo.

Asas à criatividade

Materiais da natureza, como pedras, graveto, areia e folhas secas podem inspirar muitas brincadeiras. Ainda, correr, andar de bicicleta e escalar árvores são atividades que fazem com que conheçam os limites do próprio corpo.

Espaços ao ar livre

”Brinque com seu filho!“, comenta a professora Bárbara. ”Considere o processo criativo e imaginativo, se coloque em diferentes papéis e interaja com a cultura da criança“, sugere ela. 

Pais junto com os filhos

Ler livros e contar e imaginar histórias também é válido. Sempre, respeitando o tempo e os espaços de brincadeira das crianças, ajudando a organizar e disponibilizar os materiais, caso necessário. 

Incentivo à leitura

Pião, bolinha de gude, pipa, peteca… Compartilhe com o seu filho as suas brincadeiras favoritas da infância. Revisitar a memória afetiva é uma forma de relembrar vivências marcantes e dividir isso com os filhos. 

Brincadeiras de antigamente