férias de verão

Cuidados com as crianças nas

Alguns cuidados com a alimentação e a pele são fundamentais. Confira a seguir dicas para evitar momentos desagradáveis nas férias.

Está indo viajar com as crianças?

Cuidados com a pele

Prefira tomar sol com as crianças antes das 10h ou após às 16h. É sempre importante encontrar locais com sombra em praias e clubes.

Proteção do sol

Coloque bonés e roupas com proteção ultravioleta nas crianças. Eles protegem do sol e os olhos, no caso dos acessórios da cabeça.

Roupas UV

É indicado acima de 6 meses de idade. Aplicar 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicar a cada duas horas. Dos 6 meses aos 2 anos, use produtos classificados como “baby”. Opte pelo FPS 50 ou superior.

Filtro solar

Mosquitos podem ser um problema no verão e os repelentes ajudam a evitar picadas. Observe a idade indicada do produto e tome cuidado para não aplicá-lo perto dos olhos e da boca, nem antes de dormir.

Repelentes

Produtos que funcionam como protetor solar e repelente não são recomendados. Use um produto para cada função, passando por último o que ajuda a evitar picadas de mosquitos.

Filtro solar x repelente

Dias quentes e muito suor podem agravar o prurido (coceira) e a dermatite, localizada principalmente nas dobras. Também são comuns as brotoejas (miliária), sobretudo em bebês. Mantenha as crianças em ambientes arejados e frescos.

Dermatite

Sudorese excessiva pode causar desidratação. O ideal é que a criança beba pelo menos 2 litros de água por dia. Suco natural e água de coco são as melhores opções. Evite refrigerantes.

Cuidados com a alimentação

Hidratação

Para os alimentados com leite artificial, oferecer também água durante o dia. Já os que recebem aleitamento materno, deve-se aumentar o número de amamentações.

Bebês

Os pais têm de ficar atentos aos sintomas: boca seca, olho fundo, pele com elasticidade diminuída e moleira mais funda, no caso dos recém-nascidos.

Desidratação

Ingestão de água ou alimentos contaminados, medicamentos como antibióticos, higiene pessoal incorreta, doenças inflamatórias do intestino e baixa imunidade podem causar diarréia.

Para evitar esse quadro, dê apenas água filtrada, mineral ou fervida a seu filho, lave as mãos quando for alimentá-lo, fique atento à qualidade dos alimentos.

Intoxicação alimentar

A condição faz com que a criança perca líquido rápido. É importante fazer a hidratação oral com soro caseiro. Se o quadro não melhorar, levar a criança a um serviço de emergência médica.

Diarreia

Causada pela exposição prolongada a ambientes quentes e secos, em contato direto com a luz solar.

Insolação

Os sintomas: mal-estar generalizado, febre alta, pele avermelhada e seca, pulsação acelerada, falta de ar, enjoos, tonturas e possíveis desmaios. Dar à criança pelo menos 3 litros de água por dia e evitar a exposição  ao sol.