5 brincadeiras para fazer no escuro com as crianças

Se divertir com os pequenos em plena escuridão pode ser uma forma de exercitar a imaginação, a criatividade e até de ajudá-los a vencer o medo de escuro.

Linha ondulada amarela
Linha ondulada amarela

Confira algumas ideias de brincadeiras para fazer com os filhos:

Essa aventura pode ser ainda mais emocionante no escuro. Prepare as lanternas e fixe algumas pistas. Depois, é só iniciar a busca pelo tesouro escondido e aproveitar.

Caça ao tesouro com lanterna

As mãos ou recortes de tecido ou papel iluminados com uma lanterna podem render boas imagens na parede e, com imaginação, uma linda história de fundo. 

Teatros de sombra 

Outra opção é iluminar um brinquedo na parede com a lanterna e pedir para que as crianças, a partir de sombra, adivinhem o que é. Para que não vejam o objeto, sente-se atrás delas. 

Nesse esconde-esconde adaptado, o pegador conta até dez, enquanto os outros se escondem. Quando ele disser “gato mia”, todos respondem “miau”. O objetivo do gato é encontrar os amigos através do som. 

Gato mia  

Espalhe tintas neon pelo ambiente e troque a lâmpada por uma luz negra. As crianças devem procurar as as cores que irão brilhar no ambiente. Também vale usar slime, que se destaca no escuro.

Caça às tintas com luz negra

Lençóis velhos podem se transformar numa cabana improvisada para muitas brincadeiras: contação de histórias, projeção de sombras com a lanterna e o que mais a criatividade inventar.

Barraca com a família