8 brinquedos educativos

para estimular a coordenação motora das crianças

Durante a infância, estimular competências como a coordenação motora nos pequenos possui papel fundamental para que eles realizem uma série de atividades na fase adulta, como comer, dirigir e trabalhar. 

Confira a seguir 8 brinquedos e brincadeiras que colaboram com o desenvolvimento da coordenação motora.

Quando esse estímulo é feito por meio de brinquedos e atividades educativas, seu desenvolvimento é exercitado de forma divertida e eficiente, fortalecendo vínculos com os pais.

Alinhavos

Os brinquedos que estimulam um movimento de pinça na hora de passar uma linha por pequenos buraquinhos pertencem ao grupo dos alinhavos e estimulam a coordenação desde os primeiros anos de vida.

Varal de roupas adaptado

Com prendedores e “camisetas” feitas pela própria criança com papel ou tecido, a construção de uma espécie de varal de roupas exercita a coordenação e fortalece a musculatura da mão.

Brinquedos de empilhar 

Torre Inteligente, Torre Bamba, Torre Serial e Torre Multiformas são alguns dos modelos disponíveis para as crianças. Sua proposta trabalha o raciocínio lógico, coordenação motora e concentração.

Pulseiras de miçanga  

Além de exercitar movimentos precisos com a mão e os dedos, confeccionar esse tipo de acessório desenvolve competências como a paciência e perseverança.

Bambolês

Brincar de bambolê é uma ótima forma de trabalhar o corpo todo e realizar um estímulo corporal coordenado. Além disso, permite que a criança utilize a criatividade para brincar de diferentes maneiras com ele.

Fidget Toys

Além de ser um brinquedo relaxante, sua proposta também estimula questões sensoriais e desenvolve a coordenação motora através do movimento de repetição que é feito ao brincar com suas “bubbles” – as bolinhas do brinquedo.

Encaixes de macarrão 

Ofereça macarrão cru, do tipo penne, para que as crianças encaixem em palitos de churrasco ou separem, um a um, em diferentes recipientes. Você pode dispor as ferramentas, como colher, pinça e palito de churrasco e prender numa caixa de ovo, formando um brinquedo educativo caseiro.

Bloquinhos de montar  

Clássicos e simples, com eles a criança tenta encaixes, joga no chão, segura diferentes peças e desenvolve uma série de ações que estimulam sua imaginação e habilidades motoras.